sexta-feira, janeiro 10, 2014

A FÉ NÃO SE EXPLICA

Meu primeiro post de 2014 é de fé.
Acreditar e ter fé são coisas diferentes. Quem acredita, apenas acredita, é, portanto uma pessoa crédula, uma pessoa que crê em alguma coisa. Jaz ali inerte, ingênua e crente... na zona de conforto. Acredita que na última hora acontecerá a mágica da salvação. O milagre da crença -- que chamam de fé --, tomará as rédeas e os problemas estarão resolvidos. Mas não! Para mim, fé é outra coisa. E não tem nada a ver com religião, nem com religiosidade. Não há mágica, mas a fé salva. Não aquela fé inerte, confortável, social. A inércia não é um componente da fé, e as próprias escrituras, afastando a credulidade, nos fazem ver que "a fé sem obras é morta". A fé é dinâmica, supõe movimento -- move montanhas. É vontade, ação e confiança inabalável. E não se explica: quem tem, tem. É bem como li não sei onde: "primeiro você dá o passo, depois um deus coloca o chão". Mas o passo, a mola propulsora do acontecimento está com você. É a sua vez. Marli Soares Borges

17 comentários:

  1. Marli, na fé sempre devemos ter em conta que Deus disse: "faz pela vida que eu te ajudarei". Isto quer mesmo dizer, que a fé tem deve ser acompanhada de ação, para não ser vã.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, Marli, mas vivo pensando sobre este assunto também, principalmente neste momento em que o mundo se enche de religiões novas pentecostais e as antigas reformulam alguns conceitos para atrair mais gente. Quando vejo o que este pessoal comete, temo por minha crença, mas descubro, logo em seguida, que minha fé continua inabalável. Então, é isso mesmo como disse, ou seja, "acreditar e ter fé são coisas diferentes".
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
  3. Marli, um tema muito dificil. Muitos querem ter fée não têm. não são capazes. Por isso que se diz que a fé é um dom. Acreditar que algo existe para além de nós, já não seria tão dramático. O problema é quando se depara com i incrédulo firme. Ora, só se nega uma coisa se ela existir,..
    Beijinhos e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  4. Ou seja, acredite e vá em frente.
    Esse seu texto dá pra discutir horas numa mesa redonda.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  5. Marli, minha querida amiga, excelente o seu texto sobre acreditar e ter fé. Realmente,para mim, quem tem fé recebe muitas respostas a perguntas que fez a Deus. Gostei muito. Grande abraço!

    ResponderExcluir

  6. A fé vê o invisível e realiza o impossível! Gosto do que a Bíblia diz em Hebreus 11.1: "Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver."

    Boa reflexão a sua, Marli!
    Um Abraço Grande

    ResponderExcluir
  7. Verdadeiro e lindo,Marli!!A fé é imprescindível e somos provados tantas vezes! Obrigadão pelo carinho!beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Marli,

    religiosidade sempre foi algo presente na minha trajetória neste mundo. Tanto que fui eu aos sete anos, logo na década de 50 que quis me batizar.
    Estranho e não me lembro o porquê, eu e meu irmão mais velho seis anos tínhamos madrinha e padrinho.
    Ele não quis se batizar, ficou com o amor dos padrinhos.
    E eu, aos sete quis.
    Logo quem correu atrás fui eu. E aos sete anos, sei que foi algo meu, nada imposto.
    Hoje acho a atitude de meus pais bem livre de convenções. Aplaudo-os.
    Ter crenças é tão diferente de ter fé!
    penso que eu nunca fui movida nem sou por crenças.
    E sim, por uma profunda fé. E uma fé raciocinada, explico:
    Uma fé que embora seja parte de minhas moléculas é avalisada pela observância da IMENSA GRANDEZA DO UNIVERSO!
    Embora a gente se queda aflito com tanta injustiça terrestre, basta-me olhar o caos necessário e que existe no Cosmos para saber que há leis maiores que nós não podemos acessar.
    É maior que nosso cérebro conseguirá compreender.
    Beijos, linda.
    ADORO tudo que escreve!

    ResponderExcluir
  9. Quando há uns anos, eu passei por um momento muito mau da minha vida (PCR) e ressuscitei, todos diziam que eu iria mudar a "minha fé".

    Foi-me dado uma nova oportunidade... diziam outros;

    Ainda não era a tua vez, continuam a dizer uns tantos.

    Eu continuo a dizer que acredito nas pessoas. É algo que não consigo explicar melhor.

    :)

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  10. Tenho esta mesma visão de fé, Marli...olhar com fé, andar com fé, movimentos que promovem ações, que mudam situações, que reforçam esperanças.A fé não tem tamanho, não é medida, existe conforme vc muito bem apontou: ou se tem ou não(ponto).
    Credito às pessoas de fé as grandes e benéficas realizações da humanidade.Os pesquisadores têm fé.Os cientistas também.Os médicos, os professores,os ecologistas, os pais...todos estes que trazem sua fé aderida aos sentidos e com ela caminham em direção ao Bem.

    Tuas reflexões são brilhos necessários aos nossos dias, querida.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  11. Perfeito, Marli. Deve-se acreditar no poder da fé. A velha máxima de que a fé remove montanhas deveria ser um mantra.

    Lembrei de Drummond agora que diz em o Avesso das Coisas que " a fé e a incredulidade trocam de lugar a todo momento no homem curioso".

    Consegui te seguir com o novo e-mail, o Ro me ajudou.

    Beijos e boa noite.

    ResponderExcluir
  12. Eu rezo para continuar a ter fé!
    Abracinho meu!

    ResponderExcluir
  13. Ter fé, acalma, protege.
    Um beijo, Marli.
    Voltando, e te encontrando, como sempre. :)

    ResponderExcluir
  14. Marli, um estudo diligente das escrituras nos revela que a fé ali retratada nada tem a ver com a ‘fé’ muitas vezes definida. Não é uma fé generalizada, é específica.

    Essa fé única é explicada, sim, na bíblia como “a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora NUNCA observadas.” (He 11:1). É, portanto, a base de esperança e a evidência para se ter convicção a respeito de realidades NUNCA vistas e/ou vividas.

    A ‘fé bíblica’ não se compara a fé que um lavrador tem, por exemplo, ao lançar sua semente, ele espera que ela brote e cresça contando com a já conhecida estabilidade das leis naturais que governam o universo.

    Nas Escrituras Hebraicas, a palavra ‘a•mán’, traduzida por 'fé', e outras intimamente aparentadas com ela, transmitem o sentido de fidedignidade, fidelidade, firmeza, constância, estar firmemente estabelecido, duradouro. Nas Escrituras Gregas a palavra ‘fé’ traduz a grega ‘pí•stis’, que primariamente transmite a ideia de confiança, fidúcia, firme persuasão. Dependendo do contexto, a palavra grega pode também ser entendida como significando ‘fidelidade’. Portanto, a fé bíblica restringe-se única e exclusivamente a fidedignidade da Palavra de Deus e o cumprimento exato das suas profecias ali registradas. Incute confiança na realização de TODAS as Suas promessas. Essa é a que nunca falha, as demais aplicações da palavra fé não é bíblica.

    A fé contudo não é propriedade de todos, embora declarem possuí-la. Visto que é “fruto do espírito de Deus” e “Ele somente dá alegremente aos que buscam”, fica aí um largo espaço dentre a humanidade. Essas declarações atestam que a fé genuína requer conhecimento fundamental, familiaridade e apreço pelas coisas divinas. É impossível ter verdadeira fé o sem conhecimento exato, embora a Bíblia diz que é “com o coração” que a pessoa exerce fé.

    Entretanto, quem exerce essa fé sabe que ela não é cega, baseia-se em evidências concretas: as obras criativas visíveis atestam a existência de um Criador invisível... As ocorrências reais durante o ministério e a vida terrestre de Jesus Cristo identificam-no como o Filho de Deus, e assim por diante.

    Desculpe pelo comentário extenso, mas esse é um tema que me fascina... Não resisti em comentar rsrs.

    Um beijo, linda semana!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Marli. Você descreveu a fé incondicional que poucos têm.
    Não sei se tenho essa fé, creio que me falta muito para ser assim, mas sempre peço a Deus para ter a força de que preciso e o milagre acontecer, mesmo sendo tudo tão contrário a isto!
    Tenha um fim de semana de paz.
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli