quinta-feira, outubro 10, 2013

10 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL


O objetivo dessa comemoração é chamar a atenção pública para a saúde mental global, como uma causa comum a todos os povos, além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicos. A Organização Mundial da Saúde considera a saúde mental uma das prioridades em saúde.

Millôr Fernandes disse que "A única diferença entre a loucura e a saúde mental é que a primeira é muito mais comum." E pelo que andei lendo em sites especializados, ele não disse nenhuma bobagem, pois as perturbações de natureza mental estão crescendo significativamente e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade são, e serão cada vez mais, a nova grande endemia do século, sendo que a depressão é a segunda causa de incapacidade nas maioria das pessoas. As doenças mentais são o fator de maior risco de suicídio no mundo.

E A SAÚDE MENTAL?

Pois é. A gente ouve falar em “Saúde Mental” e pensa logo em “Doença Mental”. Mas aprendi que a saúde mental vai muito além da pessoa não ter doenças mentais. A Saúde Mental se relaciona diretamente à forma como a pessoa reage às exigências da vida, como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Implica em compreender que ninguém é perfeito, que todos nós temos limites e que não podemos ser tudo para todos. Ou seja, implica na aceitação da nossa -- e vossa -- humanidade. Implica também na capacidade de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana de forma equilibrada. E ainda em saber procurar ajuda quando surgirem dificuldades para lidar com os conflitos, perturbações e traumas. E isso em todas as fases da vida. Resumindo: têm saúde mental aqueles que sabem lidar com as emoções diárias: alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. É importante compreender também que qualquer pessoa pode, em algum momento de sua vida, apresentar sinais de sofrimento psíquico sem que isso signifique que esteja com algum distúrbio.

Então. Depois de todo esse blablablá, o que ficou muito claro para mim, sem qualquer novidade, é que manter sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida, ainda continua sendo a carta na manga para conservar a sanidade mental.

Marli Soares Borges, 2013

5 comentários:

  1. Parece que pouco se falou nesta comemoração.
    Este mundo anda louco e precisa de cura urgente.
    Será que ainda vamos a tempo...?
    - Nuns lados afirmam que a mulher não tem educação e fazem leis contra elas e poucos se erguem para contestar.
    - Noutros países a religião quer dominar o mundo e ensina-se o ódio e as guerras. Deixou de haver ordem e respeito.
    - Noutros decidem quem tem direito de viver e matam sem piedade os inocentes à nascença...
    Este mundo precisa de cura e de tratamento.........

    ResponderExcluir
  2. Marli, gostei muito de seu texto e achei importante lembrar a diferença entre doença mental e saúde mental. A sua explanação foi sensacional. Peço que me permita usar um fragmento do seu texto para uma apresentação que farei na empresa que trabalho.
    Continue escrevendo...vocÊ tem muito a contribuir com suas ideias.

    abraços
    Helena ERthal

    PS. Já tirei o dispositivo de checagem do meu blog..rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Marli.
    A conclusão é fatal e creio ser o caminho.
    Lindo fim de semana a voce.
    Meu terno abraço de paz e luz.
    Bjo na alma amiga.

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia dessa data e olha, temos mesmo que nos cuidar! Tanto nos cerca, tanta loucura, sacanagens que fazem ao povo, se não nos cuidarmos sozinhos, nossa saúde mental vai pro brejo! beijos,lindo e feliz fds e dia das crianças por aí! chica

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia dessa data mais pela primeira vez vi falar sobre esse assunto nu blog.
    Sei que essa postagem foi feita de coração um despertar para grande nação blogueiros.
    Um grande abraço ,Evanir.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli