domingo, julho 28, 2013

DIA DO AGRICULTOR










Hoje, 28 de julho é comemorado o dia do agricultor. Essa data foi criada em 1960, no centenário do Ministério da Agricultura. Quem assinou o decreto -- 48.630, 27/07/1960 -- foi o presidente Juscelino Kubitschek, que considerava o trabalho da agricultura como responsável pelo crescimento econômico do país.

Até então, os agricultores e as agricultoras eram invisíveis sociais. -- As agricultoras ainda são, infelizmente --. No entanto, são eles e elas os grandes responsáveis pela produção de alimento no mundo. Só eles e elas sabem tirar da terra o alimento que nos sustenta na cidade. Assim também, é inestimável o valor de sua contribuição para a proteção dos recursos naturais. Que ninguém se iluda, o desenvolvimento da cidade está atrelado à força humana que exerce essa atividade, tão mal reconhecida, mas que é de extrema importância no dia-a-dia de cada um de nós. Sem agricultura os municípios não têm movimentação econômica, o estado não tem tributos a receber e não há como gerar empregos. Quando a vida no campo vai mal, o mundo empobrece, a cidade sofre e tudo fica mais caro. E vem a fome. Lamentavelmente isso não está sendo levado em conta pelos governos, que continuam, ano após ano a massacrar os pequenos agricultores. Os governantes pensam que a fome não vem. Ledo engano.

No dia de hoje, meu respeito a todos, principalmente os pequenos agricultores, mulheres, homens, jovens e crianças -- sim crianças -- que dia após dia, ano após ano, no campo, enfrentam milhões de adversidades para cultivar suas terras, produzir e gerar empregos. Riquezas que eles e elas constroem silenciosamente e que fazem a grandeza de um povo e de um país. Um dia, pode ser que seu trabalho obtenha das pessoas em geral, e dos governantes, o respeito que merece. Por enquanto: força gente, não deixem a peteca cair!

Marli Soares Borges, 2013

8 comentários:

  1. Linda homenagem e, como sempre as coisas e normas não são respeitadas. beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Esse país precisa começar a dar valor às pessoas certas, o agricultor é uma delas. Sem ele, nada nas nossas mesas. Assim também considero as professoras(es) Bem lembrado, Marli. beijos.

    ResponderExcluir
  3. Marli,nossos governantes ainda tem muito que aprender,com certeza!Valorizar o agricultor,a terra,os recursos naturais é o caminho para um país sem pobreza.bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia a data, mas vejo o quanto ignorante somos por não admirar e respeitar aqueles que semeiam e colhem aquilo que temos nos pratos todos os dias.
    Justa homenagem a esta classe tão sofrida e esquecida em nosso país!
    "Afagar a terra
    Conhecer os desejos da terra
    Cio da terra, propícia estação
    De fecundar o chão."
    Lembrei-me da bela canção de Milton para terminar meu comentário.
    um grande abraço carioca



    ResponderExcluir
  5. Cada vez mais a atividade rural se transforma em produção agrícola, em comida, em gente que acorda antes do sol aparecer... os recursos quando possível, são melhorados pela aquisição de maquinário que ajude, mas são as mãos do lavrador, do trabalhador do campo, que dirigem o trator, o arado, a maioria ainda abre picadas, faz roçadas...prepara o plantio, faz a colheita - e se sujeita ao mercado.

    A Beth fechou seu comentário lembrando de uma música linda, me junto a ela - e a vc Marli, nesta homenagem merecida!!

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esta data!
    Bacana que nos trouxe este alerta Marli!
    Admiro profundamente quem cultiva o chão, quem produz alimentos, quem semeia a terra.
    Beijo grande.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  7. oi Marli
    coisa boa é comemorar esta data.
    Minha família, meu pai especialmente, era roceiro, plantava, colhia, vendia na cidade.
    Vida doída e sofrida, sem reconhecimento.
    Moro num lugar em que existem pequenos agricultores.
    E como é gostoso comer as hortaliças e legumes frescos, né.
    Este homem do campo é necessário e tenho a impressão que o futuro da humanidade passará pelo campo. Quem não souber cuidar da terra, ficará perdido, eu acho.
    Que Deus abençoe este imenso número de agricultores do nosso país.
    beijo procê.

    ResponderExcluir
  8. Bela Homenagem. Sabe, na escola do meu filho, as crianças do jardim fazem uma prece antes do lanche. Eles agradecem aos homens que plantaram e colheram o alimento. Sempre me emociono quando escuto. Poucos dão valor ao que está sempre às mãos. Defeito dos homens buscar o inatingível.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli