terça-feira, abril 12, 2011

RESPEITO É BOM

Olá todo mundo!

Ontem um funcionário aqui do sítio, foi ao médico, e na volta passou na farmácia pra tentar comprar o remédio, saber o preço, essas coisas. E voltou de lá no ahé, de mãos abanando. Ninguém conseguiu entender nada do que estava escrito na receita. Taí o motivo desse post. É sobre os garranchos dos médicos nas receitas. Ah, não importa pra você? Então leia essa, que encontrei aqui:
“Um médico retirou o útero de uma paciente por engano em Santa Maria de Jetibá, colocando a culpa em problemas na letra que determinava o procedimento a ser realizado naquela paciente que lhe fora encaminhada."
Cada dia, mais me convenço de que há um desajuste entre o que aprendemos na escola e o que, precisamos aprender, a custa de sacrifícios e erros, na vida, porque a escola não nos ensinou. Santo Cristo, porque a escola não me ensinou a ler garranchos, letras ilegíveis? Não tenho problema para ler e assinar contratos, cheques e outros tantos documentos importantes que requeiram entendimento. Mas quando tenho que comprar remédios ou fazer exames de laboratório, aí sim começa o calvário, ou melhor, começava...

Quer saber? De uns tempos para cá, as coisas mudaram. Ops, eu mudei. Agora exijo respeito por parte dos profissionais da saúde, mormente dos médicos. Recuso-me a aceitar receitas que ninguém entende. E tem dado certo. Quando algum médico escreve garrancho nas receitas, reclamo na mesma hora. Eles imediatamente melhoram suas letras. E tem alguns que escrevem direto no computador, o que acho ótimo. Na verdade, precisei tomar providências severas apenas uma vez. Simples, fui ao Procon. A propósito, você sabia que o médico, como qualquer outro prestador de serviços, também está sujeito às leis de defesa do consumidor?

Embora, em relação a mim, eu esteja conseguindo resolver, numa boa, essa questão, sei que, para muitas pessoas as receitas médicas ainda continuam sendo um problema. Além da doença elas ainda enfrentam dificuldades na hora de comprar os remédios pois ninguém entende o que o médico escreveu. E as mais pobres, às vezes botam seu único dinheirinho fora, no remédio errado, que o atendente da farmácia, para ajudar, apenas adivinhou..., pensou que fosse... É, gente, o caso é mais sério do que parece.

Puxa vida, porque alguns médicos não cumprem a ética e continuam a escrever garranchos ininteligíveis? E porque os consumidores aceitam pacificamente essa falta de respeito? Não, gente, chega de baixar a cabeça. Temos o direito de exigir letra legível nas receitas médicas. É Direito sim. Não é favor.

A obrigatoriedade de letra legível em receituários médicos no Brasil é bem antiga. Já em 1932, o Decreto 20.931, que regulamentou a profissão de médico, trouxe em seu artigo 15 a obrigatoriedade de escrever as receitas por extenso e bem legível. Mais tarde, em 1973, a Lei 5.991, dispondo sobre o controle sanitário de insumos farmacêuticos, em seu artigo 35 reforçou ainda mais: "somente será aviada a receita que estiver escrita por extenso e de modo legível". Em 1988 o Conselho Federal de Medicina fez publicar a Resolução n° 1246/88 que, em seu artigo 39 considera antiética a má-caligrafia, além de ser um exemplo de má-prática médica. Atualmente o novo Código de Ética Médica (CEM), em vigor desde o ano passado, estabelece que o médico deve escrever a receita de forma legível. Repito a pergunta: porque alguns médicos descumprem a lei e a ética impunemente? Resposta: porque os consumidores permitem.

Então... Procon neles! E Ministério Público também. E justiça também. E imprensa também. É hora de botar a boca no mundo.

E como fica a escola no meio disso tudo? Bom, à guisa de retratação, reconheço que a escola estava certa. Ela nos ensinou a escrever e a ler letras legíveis. Hieróglifos é com Champolion. rsrs.

Humpf! Tem umas buzinadas aqui no meu ouvido: e os atrasos nas consultas? Calma, isso é assunto para outro post. Tem muito pano pra mangas.

Beijos a todos.

22 comentários:

  1. Eles desrespeitam mesmo...Incrível.Ainda bem que muitos realmente usam o computador! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Marli, por vezes, a receita vai de mão em mão e ninguém consegue decifrar o que está escrito.Nunca entendi porque não escrevem de modo legível.

    ResponderExcluir
  3. Vie Marli, isso aconteceu a poucos dias comigo mesma. Fui ao medico homeopata e ele passou uma lista de exames a ser feito. Quando liguei no plano de saúde para saber os procedimentos e tive que falar o nome dos benditos, dois deles nao consegui entender. falei o que achava e as moças do atendimento foi por 'dedução'já que este exame era sequencia de um outro - sabiam qual era por conta dos outros da lista - que sao exames de praxe, digamos assim.
    Nem sabia que eles eram obrigados a escrever por extenso.
    receitas geralmente eu recebo já digitadas. Facilita muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli
    Ninguém merece essas receitas escritas em códigos. Acho que eles escrevem assim para dar caráter de importância. Acham que é chique.
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Estou com você e não abro Marli!
    É uma questão de educação.
    Deveriam ter curso de caligrafia inserido no curso de medicina...assim com eu fiz no curso para professora.
    Gostei da sua postura...escreveu garrancho não aceita! Simples. Faço igual.
    Parabéns pelo texto.
    Um beijo grande...estava com saudades.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  6. É Marli querida, como disse outro dia numa postagem, as vezes as pessoas não tem coragem, nem instrução para exigir seus proprios direitos... Um absurdo.

    ResponderExcluir
  7. Já sofri com isso, mas não sofro mais. E faço o maior esparramo é no consultório mesmo. Escrevi um post certa vez, onde retratava os apuros pelos quais passei por um dito receituário. Fui em 3 farmácias diferentes, e cada uma delas queria me vender um remédio diferente. Voltei ao médico e sequer ele conseguiu se entender.

    Sou daqueles que não sei ficar quieto, e reclamo mesmo, mas, infelizmente, nosso povo é por demais pacato. Isso tem que mudar.

    Excelente postagem, Marli.

    Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  8. Nossa Marli! Arrasou! Que coragem!
    Isso sim é um Comportamento do Novo Mito!

    Vamos parar de aceitar este desrespeito dos profissionais da saúde!
    Humanizar também a letra dos médicos!!!!!!
    Divino Post!

    Grato!

    ResponderExcluir
  9. Houve um tempo que trabalhei conferindo faturas médicas, indicações de exames, essas coisas. Acabei ficando meio expert, mas era uma luta. Isso há muitos anos...
    Agora temos a quem recorrer e vários estão adotando o uso do micro, mas no serviço público... Lamentável!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Marli, tem tanta coisa errada no exercício da medicina, tantos abusos. Isto me entristece bastante. Os bons médicos, estes, andam raros.

    ResponderExcluir
  11. Fala-se por aqui em "receitas eletrónicas", uma providência que, entre outras coisas resolverá essa inaceitável situação.
    Denunciar nunca é de mais.
    Beijos,
    Ninas

    ResponderExcluir
  12. Essa é realmente uma boa discussão viu, Marli? Temos que aprender a lutar e exigir os nosso direitos. Parece até tratar-se de um status,
    -Ah, Você tem letra de médico!
    Palhaçada. Você tem toda razão. bjs

    ResponderExcluir
  13. Uma questão cultural.Se acham Deuses, senhores da vida e da morte.
    humanizar a letra e humanizar os médicos...JÁ!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu também reclamo! Falo na mesma hora, peço imediata tradução! Afff, já passei cada uma...
    Bj!

    ResponderExcluir
  15. Isso é realmente um absurdo né???

    Gosto da clinica que vou por causa disso. todos os pedidos são preenchidos pelo compitador. Pronto! acabou o problema da letra!

    Mas quando vou a um médico que nao entendo a letra, pego minha caneta e na cara dura pergunto o que significa aquela palavra e anoto atrás...

    fala sério!


    bjkas

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marli!

    Isso é de fato um grande problema. Já voltei aos consultórios médicos algumas vezes para que os profissionais escrevessem de forma correta. Hoje não faço mais isso, confiro no ato da consulta o que está escrito no receituário.
    Quanto ao outro assunto, de atrasos nas consultas, já fiz um post certa vez, de revolta e indignação, kkk.

    Beijo grande
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  17. Marli
    Muitas vezes eu tenho que enviar a receita para o laboratorio pois este não entende o que está escrito.
    E ate nas farmacias também.
    Estamos perdidas!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  18. Você, mais uma vez, está corretíssima, Marli. O problema não está localizado na escola, mas na ausência de consciência crítica e cidadã.

    Acostumamo-nos a tolerar, porque a compreensão é de que o médico é um prestador de favores. Opera curas e por isso devo acatar... Ora, isso é cultura permissiva. Isso é abdicar da própria dignidade.

    Então, PROCON neles e tudo o mais que for preciso. É claro que, se cada um exigir, aos poucos um pouco de vergonha na cara acaba acontecendo...

    Fico pensando nas regiões periféricas e pouco assistidas... Lá sim, certamente reina a lei dos "garranchos e garatujas", de doutores que se impõem pela arrogância e ausência de ética.

    Cidadania neles!

    Meu carinho a você!

    ResponderExcluir
  19. Marli, sou médica e minha letra é linda. Garranchos não é caracteristica de médicos.Não tem cadeira na Faculdade que ensine a escrever ilegível.
    Vc é uma danada, né? Aparece e desaparece lá no blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Pois é Marli, tá difícil memsmo. A falta de respeito ao consumidor (incluindo aí os pacientes)realmente é algo generalizado, e geralmente a busca pelos nossos direitos envolvem procedimentos tão burocráticos e demorados que a maioria acaba desistindo.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Marli, eu fico indignada com essa mania de alguns médicos escreverem assim, quanta falta de coerência e bom senso! afinal é um risco que os pacientes correm em terem suas receitas mal entendidas.

    Beijos

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli