quarta-feira, abril 20, 2011

OS INJUSTIÇADOS

Olá todo mundo!


Dia desses, num aniversário na casa de um amigo, conversa vai, conversa vem, a ala masculina (adultos jovens) veio com um papo esquisito. Sei lá, devo andar meio sequelada, porque o que eles disseram não bate com o que percebo no contexto jurídico em que vivemos. Eles disseram que a lei, hoje em dia, os discrimina porque favorece as mulheres. Que eles estão muito injustiçados. Negativo, disse eu. E argumenteeeeei... Resolvi então fazer um break nas minhas atividades para conversarmos um pouco a respeito. Certamente eles irão ler esse post. Ótimo, agora que estão sóbrios. Rsrs. Acho que nas ocasiões de descontração e brincadeiras, muitas coisas sérias vêm à tona, (como aconteceu), em tom jocoso, é verdade, mas caso a gente aceite, esse papo subliminar segue por aí, atazanando o inconsciente coletivo. Duvida? Eu não.

Não é novidade pra ninguém que a Constituição Federal de 88 promoveu mudanças megaimportantes para superar o tratamento desigual fundado no sexo. Já no art. 5°, inciso I, afirma que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição.

O que isto significa, na prática?

É simples. Quer dizer que a igualdade de direitos e obrigações de homens e mulheres está contida na norma geral da igualdade perante a lei e em todas as normas constitucionais que vedam a discriminação de sexo (arts. 3°, IV, e 7°, XXX), ou seja, em todos os níveis.

Repito, é very simples. Acontece que os homens, alguns deles, e, pasme(!) algumas mulheres desavisadas, subverteram o entendimento da norma e andam dizendo umas bobagens, avemaria. Imagine só, dizer que a própria CF88 é discriminatória a favor das mulheres, etc e tal. E citam alguns artigos que não tem nada a ver. O problema é que nem todo mundo sabe.

Gente, misericórdia! Isso não é bem assim. A CF88 traz algumas normas diferenciadas a respeito de homens e mulheres, nos arts. 7°, XVIII, XIX; art. 40, III, e o art. 202, I a III e seu § 1º. Mas são normas excepcionais.

Explico.

Nas referidas normas, a CF88 apenas reconheceu o que a própria natureza tem nos mostrado desde que o mundo é mundo. Observe: 1. licença-gestação para a mulher, com duração superior à da licença-paternidade (art. 7°, incisos XVIII e XIX); 2. incentivo ao trabalho da mulher, mediante normas protetoras (art. 7°, inciso XX); 3. prazo mais curto para a aposentadoria por tempo de serviço da mulher (art. 40, inciso III, letras a, b, c e d; art. 202, I, II, III e § 1°).

Meu Deus, essas três exceções têm brilho próprio. A primeira é de origem biológica. De fato, é a mulher quem dá à luz, o homem não precisa participar diretamente do parto e o parto é, por si só, uma atividade que provoca na mulher a necessidade de repouso. Além disso, o homem também não participa diretamente da amamentação, que decorre da necessidade biológica de o filho ser alimentado diretamente pela mãe.

Na segunda, a CF88 reconhece, (tardiamente, ao meu ver), que ainda existem, de fato, situações de desigualdade que privilegiam os homens, no tocante a condições de trabalho e principalmente de salário, ou seja, que o mercado de trabalho é marcadamente machista. E que as normas de proteção à maternidade, ao criarem direitos excepcionais de inatividade e de assistência ao recém-nascido, acabaram por tornar menos interessante a contratação de mulheres.

Ah, antes que eu esqueça, acho bom os injustiçados, rsrs, irem tirando seus cavalinhos da chuva: essa norma protetora que acabei de falar, não guarda relação com o fato da mulher ter amplamente reconhecida a igualdade de condições físicas, intelectuais e psicológicas de competir no mercado de trabalho com o homem. São naturezas jurídicas que não se comunicam.

Voltando. A terceira diz respeito ao tempo de serviço da mulher para a aposentadoria voluntária, onde a mulher tem cinco anos a menos de trabalho que os homens. Ora, isso não é novidade. Desde 1967 já estava no texto constitucional,-- embora restrito à aposentadoria estatutária. Também aqui não há o que discutir. As razões são de natureza eminentemente social e estão contidas na própria estrutura da sociedade (conjugal) brasileira. Nas classes menos favorecidas há, ainda hoje, tarefas domésticas que são executadas exclusivamente pela mulher, porque a sociedade 'acha' que assim deve ser. A mulher retorna à casa e encontra zilhões de tarefas para fazer. É outra jornada que se inicia. Dupla, tripla jornada. A mulher trabalha muito. É um trator.

Pronto, só isso. Onde está a discriminação masculina? Putz, ninguém merece.

Chega, não vou cansar tua beleza. Em resumo, nada de discriminação masculina. Os casos que pincelei aqui, são casos excepcionais e não contradizem em nada o princípio geral da Constituição, que é o da igualdade entre os sexos. E para os mais afoitos, cuidado, tais casos, em virtude de sua excepcionalidade, não podem (eu falei não podem) ser utilizados como motivo de criação de novas exceções, por via analógica. E sabem porquê? Porque deve ser aplicado o preceito básico da hermenêutica que diz o seguinte: a) as exceções devem ser interpretadas restritivamente; b) sempre que ocorram dúvidas quanto a novos casos excepcionais, aplica-se a regra geral.

Bom, amigos, coloquei aqui, de forma bastante singela, alguns argumentos para demonstrar que os homens não estão sendo discriminados na CF88, como pretendem alguns. Eu particularmente acredito que na sociedade atual, é certo, nós mulheres, conquistamos na letra da lei, algumas oportunidades de estar lado a lado com os homens, mas, na verdade, no campo dos fatos, nem os homens e nem as mulheres podem dizer que conquistaram seu lugar ao sol. Ambos amargam opressões sociais de gênero. Há ainda muito trabalho a fazer.

Mas o melhor de tudo é que agora temos oportunidade de estar em sintonia: mulheres e homens, homens e mulheres.

Beijos a todos.

36 comentários:

  1. Marli,

    Que bela argumentação. E sei bem o que vc diz do inconsciente coletivo. Ando ouvindo um zuzum por aí neste sentido. Mas por outro motivo: a famigerada pensão alimentícia. E já ouvi muitos homens dizendo que vão pedir pensão para mulher porque elas ganham mais e etc.

    Bom, o tema que vc é bem polêmico. Eu não acho bacana ninguém viver Às custa de ninguém depois que separa. Pensão para mim é para filho e olhe lá. Não deu certo, cada um para o seu lado. Coisa feia ficar pedindo dinheiro, tanto de um lado quanto do outro.

    Sobre as "vantagens" constitucionais que a mulher tem, você foi perfeita. Temos vantagem de parir, vantagem de amamentar. Algum homem se habilita para estas funções? Sinto muito, é biológico.

    E sobre a aposentadoria mais cedo, acho que a dupla jornada está prá lá de justificada. Ah, não existe dupla e tripla jornada? Me prove, estatisticamente que não, que a gente conversa.

    Marli, adorei.

    ResponderExcluir
  2. Marli, seu texto é muito bem escrito e a argumentação tecida com maestria. Porém, vemos que, apesar da lei, as mulheres ainda sofrem com a discriminação, especialmente em ambientes onde as pessoas não tem nível universitário ou esclarecimento^sociológico. Portanto, a legislação não foi suficiente para reverter os séculos de exclusão , sendo uma incoerência afirmar que existe facilitação para o sexo feminino por ela.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli... Se alguém conquistou alguma coisa até agora foram os homens; as mulheres conquistaram pouquíssima, isso no curso da história não é nada. Ainda, coitadas de nós, precisamos matar um zoológico por dia para mostrarmos serviço. E mais ainda: com tudo isso, olhe a desigualdade salarial! É lógico que no contexto familiar, somos imprescindíveis, mas ao colocarmos o pezito pra fora, a desigualdade logo se manifesta. São poucos os homens que modificaram seu pensamento e suas atitudes; crescemos, evoluímos e conquistamos alguns espaços, mas eles ficaram, ainda, naquele mundo da maioria. Por enquanto estão no 'susto'. E não tem outra, ainda somos tratadas como minoria, apesar das faculdades terem em seus bancos, no mínimo, 50% de mulheres.
    Temos muito a avançar ainda, mas com dignidade, sem pedir nada do que não temos direito. Em certas coisas a mulher erra. Direitos iguais? Então direitos iguais. Mas para os dois. É questão de justiça.
    beijos
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Tais, bem como eu falei, ainda há muito trabalho a fazer. Bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marli
    muito bom o teu texto e acredito que toda e qualquer conquista só terá valor se for para o bem da sociedade.

    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  6. Aplausos amiga. Liga não, isso é choro de medo...AHahah... estão cheios de medo das mulheres assumirem o mundo. De minha parte dispenso o "mundo todo", quero apenas o que me é de direito: DIREITO E DEVERES IGUAIS, já está de bom tamanho. Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  7. Bravo, Marli! Disse tudo o que devia, realmente. E antes que eu me invoque e lembre a eles que uma mulher sozinha é capaz de gerar um filho através de inseminação artificial.
    E eles, independentes, onde colocariam um óvulo fecundado?
    Brincadeirinha, viu gente...rsrsrs
    Gosto tanto de homem...!!! rsrsrs
    Nos complementamos. Oh, sábia natureza! bjs, amiga.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli!
    Excelente texto para rebater um argumento bem masculino...rs

    Vim desejar uma Feliz Páscoa para vc e todos os seus!!!

    MIL BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  9. depende do ponto de vista né??

    Eles se fazem de coitados...

    bjkas

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga, Páscoa é amor, ressurreição e renovação, abra seu coração e deixe que o amor faça sua eterna moradia. Tenha uma Feliz e abençoada
    Páscoa, junto aqueles que mais ama.
    Beijocas de chocolate.

    ResponderExcluir
  11. Bravo, Bravo, Marli! O machismo ainda está longe de ser aplacado com leis. Acho que é a sua mistura com o convívio social que pode acalmar essa fúria machista. Mas, no fundo, homens e mulheres deviam perceber o mais terrível que é a opresão a que ambos são submetidos e em vez de lutar contra ela, lutam é entre si. O sistema opressor transferiu as culpas para as vítimas e quase todo mundo caiu nesse engodo. Assim fica mais fácil sermos dominados. Maravilha o seu artigo. Paz e bem. (e o meu abraço grande).

    ResponderExcluir
  12. Marli, tu deste uma aula de cidadania e da realidade.
    ainda há muitas coisas para a mudança.
    Q há vejamos.
    Tenhas uma excelente Pascoa.

    ResponderExcluir
  13. o caminho existe, gente com competência também. logo logo as mudanças, as reais e boas, acabam por dar as caras. bom final de semana

    ResponderExcluir
  14. Não bastou garantir formalmente a igualdade de direitos entre homens e mulheres, pois as mulheres continuam sujeitas a discriminações de gênero nas relações sociais, e nestas relações está incluída a aplicação da lei. Dessa forma, os modelos de comportamento socialmente aceitáveis também interferem na aplicação da justiça.
    Mas esta distribuição desigual da justiça não se deve somente a fatores de ordem econômica. A diferença de gênero, ou seja, se se trata de um homem ou de uma mulher reivindicando direitos, incide diretamente na aplicação da justiça: quando a situação de conflito envolve uma mulher e um homem, em geral os homens são favorecidos.
    Porque o mundo é machista e em geral, as mulheres quando estão em situação de comando - talvez pela convivência em ambiente masculino - invariavelmente é machista.
    ...
    Feliz Páscoa!! Beijus,

    ResponderExcluir
  15. Também concordo que muitas coisas ditas em tom de brincadeira acabam se perpetuando no inconsciente coletivo e isto é muito sério!
    Marli, tem um selinho muito merecido pra ti lá no blog de evangelização:http://acasadasvirtudes.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marli,
    Voltei aqui sóp pra agradecer o seu comentário no meu post MUDANÇAS NO VISUAL. Que bom que aprovou o texto e o visual. rsrsrs
    É sempre uma honra recebê-la. Aprendo muito com você, aqui, de verdade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Sou totalemnte contra Delegacias de mulheres. Leis a favor de mulheres. A lei deveria ser uma só para todos. Não é?

    ResponderExcluir
  18. Marli,

    É com muita alegria que passo por aqui para agradecer-lhe pela cumplicidade permitida, ao acompanhar o Caminhar & Ruminar, que ontem completou o seu primeiro ano de vida. Obrigado!

    A festa é você, a sua presença e amizade que empresta sem reservas! Tenha certeza, significa muito!

    Receba o meu fraternal abraço!

    ResponderExcluir
  19. Marli querida,
    Ainda não tinha conhecido esse seu lado Dra Advogada! Belissima argumentação, aqui em Caruaru já ouvi mt coisa a respeito da injustiça quanto a lei Maria da Penha, que acredito (na minha enorme e atrevida ignorância) que é específica para mulheres pq a violência contra a mulher por fatores biológicos (a mulher ser fisicamente mais fraca que o homem) e sociais (geralmente a mulher é quem apanha tal). Adorei, boa páscoa. Bjinho

    ResponderExcluir
  20. Marli, vc pincelou e não se aprofundou numa coisa que reputo importante: ose beneficios legais durante a gestação não são para a mulher e sim, para o nascituro!
    De resto, só posso concordar com vc. Bjs. Elza

    ResponderExcluir
  21. Marlizinha vc é demais. Sinto-me, de alguma forma, protegida, em ser sua amiga. Hoje falei de vc e da CMS no meu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Me cansam esses homens que não entendem, que mulher tem que ser acarinhada em todos os sentidos!
    Mulher = homem que pensa + sente (x criatividade)- ignorância!
    Equação simples!
    Bjo Marli!

    ResponderExcluir
  23. Muito legal voce colocar os "pingos nos is". As pessoas tem o péssimo costume de falar do que não entendem de fato e se deixam ser muito movidos por seus próprios preconceitos e limitações.
    Gostei de ver que voce esclareceu tudo muito bem.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  24. Marli querida!
    Um belo texto, uma argumentação sólida!Parabéns!
    Homens e mulheres são diferentes em alguns aspectos, mas ninguém é melhor do que ninguém por isso. Mas nós, as mulheres, ainda precisamos "progredir" em alguns aspectos nesta sociedade machista.
    Beijinhos meus!

    ResponderExcluir
  25. Querida Marli,

    É isso aí, gostei. Está tudo muito bem explicadinho.
    A mulher é que sempre foi muito injustiçada. A lei nos garante o que nos é de direito, depois de muita luta.
    Não vejo motivos para que os homens se sintam discriminados,pois,não precisaram lutar por nada, sempre tiveram seus direitos garantidos, ao contrário, deviam ficar felizes, pois, suas mulheres(mães,filhas, irmãs, etc), passaram a ter um tratamento mais digno.

    Um grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  26. A argumentação é de excelente qualidade.
    Acho que não há injustiça nem de um lado e nem de outro não.
    Acho que há muitas lutas e que nesse quesito a mulher tem muito mais disposição e conteúdo para lutar...
    Desculpem-me os homens, mas quando as mulheres propões em ganhar seus direitos... tudo aquilo que lhe é garantido por LEI, bem, elas são obstinadas e vão até o fim.
    Além do que, LEI É LEI! Não faz distinção de sexo, pois se o fizer, deixa de ser LEI.
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Marli, que verdade pura esta que defendes-te : Igualdade ente os sexos!

    Que me perdoe a ala masculina, da qual eu não faço parte... não que eu não seja homem, é que sou um homem diferente... entendo-me...
    Esses jovens de hoje da minha idade ou mais novos são uns bebês chorões...! Tudo se sentem feridos e tocados... parece-me que estão mais sensíveis e dramáticos que a ala feminina acusada de ser ( por eles ) frágeis e dramáticas!...
    Acho isto engraçado mas saio de perto e também não deixo que este tipo de mensagem subliminar fique por ai! Se vejo corto logo! RSSSS
    ...............................

    Marli que aula, que lindo comentário me deixou lá no Versos de Fogo... deixa eu fazer um post do seu comentário na segunda parte do Bispo do Rosário???


    Grato mesmo , pelo seu respeito, sabedoria, carinho e amizade, compartilhados comigo e com todos que te conhecem! Bençãos Divinas a você Marli!

    ResponderExcluir
  28. É preciso desigualar os desiguais na medida de suas desigualdades!

    O Princípio da Igualdade saiu do papel quando essas normas especiais passaram a regular as situações desvantajosas que as mulheres historicamente viveram.

    Porque os injustiçados nunca reclamaram do estatuto da mulher casada? Vocês sabiam que a mulher casada não podia votar sem o consentimento do marido?

    Porque nessa época eles não reclamaram por um estatuto do homem casado?

    ResponderExcluir
  29. Pensando e agindo juntos e pronto!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Oi Marli, estes dias estava numa conversa semelhante com uma amiga. Nada relacionado à CF, por que nós não entendemos muito de leis, mas sim das questões psicológicas e sociais envolvidas. E discutíamos o quanto estamos mesmo todos sem lugar. Mulheres entenderam que precisavam ser iguais aos homens, e se masculinizaram. Talvez naquela época precisassem mesmo. Hoje vemos que mulheres que se masculinizam também não são assim tão felizes. Somos intuitivas, sensíves, gostamos (a maioria) do contato com a família, de estar perto dos filhos. E os homens nesta história? Também ficaram perdidos. Não sabem bem que papel exercer. É preciso definirmos melhor quem somos na sociedade moderna, e isso não diz sequer respeito à CF. Fugi um pouco da sua discussão, não é? Mas adorei o tema! rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Marli, querida, o seu texto já está lá no Versos de Fogo! Continuando as postagens sobre o Mundo de Arthur Bispo do Rosário!

    bjus agradecidos viu!

    William.

    ResponderExcluir
  32. Marli,

    Parabéns pelo texto maravilhoso! Creio que os meninos que conversaram contigo estão confusos e desavisados. Na realidade é totalmente o inverso, as mulheres ainda tem muito chão a conquistar. Na minha experiência profissional vi por muitas vezes homens sem a mesma qualificação das mulheres galgarem a postos mais altos, isto me dava dor na alma!
    A Lei está lá....mas a realidade nua e crua é outra bem diferente!
    Belíssima abordagem!

    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  33. As pessoas se apegam a velhos argumentos já comprado e embalados feitos a lei tem melhorado em favor das mulheres agora só falta ser cumprida com mais rigor!

    ResponderExcluir
  34. Que bom que temos uma voz esclerecida para argumentar com eles, os injustiçados rsrsrs. Mas um dia chegamos lá, onde a igualdade vai ser vista de um ângulo novo, quando homem e mulher conseguir olhar na mesma direção e ver um amplo horizonte e seu dispor. E descobrir que o mundo não se limita entre quatro paredes. Bjs.

    ResponderExcluir
  35. Uau Marli, olha que esse assunto dá muito pano pra manga! Ainda bem que a manada de machos topou com a mulher certa pra discutir esse assunto! Mas nao adianta, onde estiver a lei, lá estarao aqueles que se sentem privilegiados e os outros, discriminados. Será por isso que a balanca da justica, em seu símbolo de direito (se assim podemos dizer) é inclinada? Pois ora alguém perde e ora alguém ganha?
    Engracado, aqui na Alemanha a licenca maternidade é de 4 anos para a mulher, dando a ela o direito de voltar a trabalhar quando quiser, assim como, garantindo sua vaga de trabalho ao término desse período. Nenhum homem por aqui reclama ou se sente inferiorizado, mas igualmente como no Brasil: Os mesmos postos de trabalho que ocupam homens e mulheres, tem suas diferencas evidenciadas no salário!
    Nossa..., mas dá pra falar muito sobre isso... até mesmo, pra comparar a cota de negros nas universidades, onde os brancos se sentiram injusticados...

    Excelente post, parabéns!! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  36. Bom. Se seguirmos a premissa utilizada pelos "injustiçados", então os índios, os idosos e os negros também tem regalias, não é?

    Minha cara Marli, com o perdão da palavra. Muitas pessoas sequer se dão ao trabalho de interpretar de forma correta o que lêem, quem dirá se aprofundar numa discussão.

    A CF88 procurou, e eu aplaudo, a equiparação de direitos e deveres, e isto somente pode ser feito dando não só às mulheres, mas a todas as outras classes desfavorecidas em algo, instrumentos para que isso fosse possível. Pronto. simples como um sopro. Onde esses "injustiçados" se perderam na leitura?

    Concordo contigo em gênero, número e grau.

    Fico-lhe grato, minha amiga, pelo elogio em minha crônica de hoje. Tempos difíceis aqueles, mas sabe que dá uma saudade... rsrs. E só vai entender aquela sensação de frio nos pés quem já enfrentou geada forte. Hoje em dia, elas sequer marcam os campos por aqui.

    Marli, minha amiga. Um lindo e proveitoso dia das mães para ti.

    Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli