quarta-feira, março 09, 2011

A PROPÓSITO...

Olá terráqueos!
Fiquei sabendo que hoje é quarta-feira de cinzas e começa o ano por aí.
Feliz 2011!!!

- o -

Gosto muito desse discurso -- bem antiguinho -- do publicitário Nizan Guanaes, como paraninfo de uma turma de formandos em Administração de Empresas na Bahia, parece que foi em 2003, não sei bem. É um texto longo, mas vale cada palavra. (Ele ainda segue falando, mas não coloquei porque são questões pontuais dirigidas diretamente aos afilhados).

Enjoy.
"Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, sou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.

A propósito disso, lembro-me uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo. E ela responde: Eu também não, meu filho".

Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem, como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassú. Que era ficção, mas hoje é realidade(...)

Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito.

É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

Tendo consciência de que, cada homem foi feito, para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra. Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia!

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa. Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansear, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar (...)"

Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.

O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta. Enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.

Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão.

E isso se chama sucesso.
(...)

Espero que gostem.
Beijos a todos.

27 comentários:

  1. Nussssss Que chacoalhada! Adorei esse paraninfo. Realista mesmo! Estou convivendo com várias coisas negativas que ele citou. Principalmente a última parte. Gente que sonha demais e não se movimenta enquanto o feijão está faltando na mesa. Acabam por deixar o feijão na mesa de um bar.Sonhando!!!! Adorei. Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito real e verdadeiro este discur
    so. Dá o que pensar.

    ResponderExcluir
  3. Tinha recebido por email esse texto e é realmente fabuloso.Põe o dedo na "moleira"...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Que post maravilha Marli. Esta sua postagem deveria ir para todos os quadros de avisos de todas as Faculdades e Escolas e deveria estar afixadaem todas as esquinas desse mundo redondo. Parabéns pela sensibilidade da escolha.

    ResponderExcluir
  5. O discursso instiga, incita à vida, né Marli?
    Tb já o conhecia e, parte dele, tenho afixado num mural que mantenho no consultório...

    "É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. O escândalo, ao vazio.[...] Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tendo consciência de que, cada homem foi feito, para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução."

    Uma excelente dica, Marli, para o retorno à vida...rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Marli!
    Já tinha saudades suas, enquanto vou andando por aqui na luta, falahando de vez em quando, para colaborar com meu biógrafo...rs

    Achei o texto sensacional...a vida não é para ser vivida como comentador de bancada...é um samba-enredo que precisa de suor, lágrima e riso desmedido!

    Carinhos e saudades!

    ResponderExcluir
  7. POis eu não conhecia não Marli. E estou aqui aplaudindo. Demais!
    Seja quente ou seja frio. Morno não...

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Minha querida

    Um texto muito bom e que devia ser lido por todas as pessoas, talvez assim ficassem com outra realidade.

    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  9. Marli, eu já conhecia o texto, mas como toda boa obra, vale a pena ler de novo e como!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Marli
    Eu já conhecia, mas confesso que hoje reli o texto já com segundas intenções: vou repassar para meu filho. Acho que agora já é uma boa hora pra ele entender.
    Aproveitei para ler seus posts anteriores,já que, como você, também andava ausente; mas não por falta da internet, mas por pura falta de tempo mesmo.
    Também estou com saudades da normalidade: passear pelos blogs.
    um beijo

    ResponderExcluir
  11. Olá Marli,
    Um texto muito interessante mesmo, com sábios conselhos. Eu ñ conhecia. Mas coisas deste tipo sempre é bom ler e reler para gravar na memória. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marli,

    que saudades de você.
    O discurso desse paraninfo é simplesmente espetacular.
    Tomara que esta turma tenha seguido seus conselhos: Mexa-se, faça, aconteça.
    Ele deixou uma lição e tanto.
    Parabéns a ele e obrigada por nos trazer um texto tão bom.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  13. Napoleão e Hitler pensavam em poder.

    Um dia meu sobrinho, prestes a ingressar na faculdade, me perguntou: tia, qual profissão dá dinheiro? Eu respondi: aquela que você amar.

    "Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: eu não disse!, eu sabia!"


    Genial!

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Este texto é excelente,já havia lido a alguns anos e agora li novamente atraves de seu blog.Estou postando para agradecer a sua visita a meu blog e fiquei muito feliz de vc ter gostado.Gostei muito da proposta do seu blog.Estou te seguindo tbm.

    BJS.

    ResponderExcluir
  15. Parabens pelo seu blog, e obrigado por gostar do meu. Belissimo texto, parabens
    bjos.

    ResponderExcluir
  16. eitalelê que a coisa foi muito boa de se ler. guardarei uma cópia. boa tarde minha linda

    ResponderExcluir
  17. DISPENSA MAIORES COMENTÁRIOS, MARLI.É LER, ENGOLIR SECO, REFLETIR BASTANTE E SONHAR, BATALHAR E SEGUIR EM FRENTE. MUITÍSSIMO BOM! ABRAÇÃO. PAZ E BEM.

    "Você é filho do universo, irmão das estrelas e árvores,
    você merece estar aqui e, mesmo se você não pode perceber,
    a terra e o universo vão cumprindo o seu destino.
    Procure, pois, estar em paz com Deus,
    seja qual for o nome que você lhe der.
    No meio do seu trabalho e nas aspirações, na fatigante jornada pela vida,
    conserve, no mais profundo do seu ser, a harmonia e a paz.
    Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano,
    o mundo ainda é bonito.
    Caminhe com cuidado, faça tudo para ser feliz
    e partilhe com os outros a sua felicidade". (da DESIDERATA)

    ResponderExcluir
  18. Marli, muito bom o texto!

    Precisamos trabalhar, arregaçar as mangas, sonhar e amar a nossa vocação.

    Lindo.

    Abraços sempre afetuosos.

    ResponderExcluir
  19. Amei... sabe aquele recado que a gente gostaria de receber ou de dar e não encontra as palavras certas? Este texto faz parte deste recado... eu não o conhecia... gostaria de receber por e-mail... pode?

    ResponderExcluir
  20. Aqui é sempre um ótimo lugar... Adorei o post reflexivo e direto, daqueles que cutucam a gente. Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a reflexao.......aproveito e agradeÇo a sua generosa visita!!!!Mil bjcas e ate breve !!!!

    ResponderExcluir
  22. Desculpe a minha ausência momentos ainda mais desafiadores, sei que você entende. Estou voltando devagarinho. Continue torcendo por mim. Um beijo muito carinhoso e um abraço apertado.

    ResponderExcluir
  23. Esse texto é ótimo. Ler e reler
    Conheci seu Blog, hoje. Venha conhecer o meu.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  24. Olá, querida Marli
    Encontrei algo que, em princípio, parece um absurdo mas vi bem que não o é: o fato de nos tornarmos parasitas é cruel demais...
    Bem adequado seu texto/e-mail para o início do ano que, finalmente, tardou a chegar...
    Bjs de paz e excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Marli
    Já tinha conhecimento deste texto que foi publicado tempos atrás, num jornal aqui da minha cidade.
    Ele é espetacular e poderia ser divulgado sempre para mais pessoas lerem.
    Bjo

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli