segunda-feira, fevereiro 14, 2011

BLOGAGEM COLETIVA - PORQUE EU GOSTO DE LER LIVROS

Olá todo mundo!

A respeito de ler, já andei falando alguma coisa por aqui. Falei sobre meu despertar para a leitura, "... tenho a impressão que nasci assim, gostando, querendo ler. Mas, racionalmente, sei que esse gostar não floresce do nada". E hoje pretendo retomar um pouquinho mais esse tema. Mas penso que, pra não fugir da proposta da Blogagem *, inicialmente devo concentrar-me na leitura dos livros. 




Livros? Adoro-os. Os livros impressos têm sido meus companheiros pela vida afora, somos íntimos, dividimos o mesmo quarto, tenho com eles uma ligação visceral. E sempre terei. Sei disso.

Mas de uns tempos para cá, talvez devido à idade (ai, ai, que fazer?, rsrs) ando apreciando demais os livros eletrônicos. Tenho-os guardados no lap, disponíveis a qualquer hora, a meu bel prazer, e aonde quer que eu esteja, pois viajo bastante a trabalho. Confesso, logo que conheci os tais e-books, não me empolguei muito pois havia em mim uma sensação clara de que, fosse qual fosse a autoria e o título do livro, não iria emplacar. Faltava algo, aquela sensação tátil, visual e olfativa que só os livros impressos têm. Mas como detesto preconceitos, fui ver de perto. E não é que gostei? Yes!! O livro eletrônico me ganhou em definitivo. Sigo lendo os impressos, mas um pouco menos, óbvio. Também não sou daquelas de ler tudo o que me cai nas mãos. Para mim, a leitura é um prazer, por isso tenho critérios, já postei a respeito. Também não tenho mais tanto tempo assim. A vida passa e tenho muitos projetos a por em prática. Mas acho importante deixar registrado aqui, que, a propósito das diferenças entre livro impresso e eletrônico, defendo que um não obscurece o outro, que há espaço para os dois. Cada um na sua hora. Acho que o e-book é uma tendência irreversível, mas isso não significará o fim do livro impresso, cujo encanto, praticidade e caráter lúdico é indiscutível.

O importante mesmo é que a gente consiga validar nossa leitura. E aqui, algo que considero crucial: nada de ler somente por obrigação, é ruim, não vale a pena. Concordo com as afirmações de Pennac, para mim também, a condição vital para que se dê a leitura válida é ela ser prazerosa. E para isso temos que fazer valer o nosso direito de leitor: o desejo. De ler, de escolher o que quer ler, de reler, de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, de não ler. “... o verbo ler não suporta o imperativo” - "Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado.". (Daniel Pennac. 1996. Como Um Romance).

Enfim, por enquanto era isso.

* Blogagem coletiva proposta por Alessandro Martins, do blog Livros e Afins:

Beijos a todos.

32 comentários:

  1. Olá Marli,

    Que bom q se rendeu aos e-book. eu ainda não, fico, por enquanto com os tradicionais, com seus cheiros maravilhosos.

    Otima reflexão.

    Obrigada pela visita.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Marliznha, vim correndo ler o que vc postou sobre livros, que eu também adoro. Concordo que não se deve ler por obrigação. Muito me entristece que nas escolas os professores não consigam despertar esse prazer na maioria de seus alunos.Nunca vi mãe, pai, avós e tios com livros nas mãos e acredito que foi através de minhas primeiras professoras que descobrio o encanto da leitura. Cheguei agorinha da Biblioteca Municipal, onde fui na hora do almoço, e trouxe dois livros emprestados: Mar de dentro de Lya Luft e Tropical sol da liberdade de Ana Maria Machado.Prazer indescritível pelos próximos 10 dias. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli

    Texto gostoso de ler.
    Leitura é isso, tem que ter sabor, prazer.

    Fiquei aliviado com o seu ponto de vista sobre a questão que envolve livros impressos e eletrônicos. Penso como tu, não é necessário que um seja extinto em prol da existência do outro. Concordo que há espaço para ambos, assim como há livros bons e ruins. Cada um escolhe a maneira que melhor satisfizer o seu gosto.

    Obrigado pela visita e por colaborar comentando no CBSaberes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli
    Ler , antes de tudo, tem que ser por prazer, nada de obrigação. Adoro ler, mas confesso que tenho andado com muita preguiça mental. Tenho que me curar desse mal e retomar às minhas leituras, vários livros iniciados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Marli,

    Tenha uma excelente semana.

    Ler é maravilhoso, melhor que qualquer filme. Prefiro um bom livro em dias calmos...a leitura se torna fascinante.

    Beijos de luz.

    ResponderExcluir
  6. Através da leitura encontramos novos horizontes, ampliamos nossa imaginação e construímos bases sólidas para escrita.

    Amo demais ler...agora estou focado em leituras da área de políticas educacionais, economia e gestão da educação, pois vou tentar mais uma vez a seleção de mestrado em educação.

    Mas, tem dois livros que são meus queridos, estou sempre próximo deles: A Descoberta do Mundo, da Clarice Lispector e O Pequeno Príncipe, do Saint-Exupéry. Amo.


    Quanto ao e-book, andei utilizando...mas não me seduziu ainda não.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ler é muito gostoso, mas há de se ter o prazer, não ler apenas porque é um best seller ou porque foi recomendado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli...
    Ora aí está uma surpresa! Não fazia vc leitora de e-books...eu ainda não me rendi...adoro o livro como objecto, o cheiro, o papel, a cover...as bibliotecas com ar austero, e...as livrarias...desde as pequenas até aquelas que têm espaço para sofás e um café lá dentro...rs
    Veio-me à memória outro filme que é uma ode de amor aos livros...de papel...FAHRENHEIT 451...
    Eu e as minhas sugestóes de filmes...rs
    Beijos carinhosos
    HAPPY VALENTINE'S DAY!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marli!

    O prazer da leitura é essencial. E esse prazer, nasce do desejo, da vontade, da importância atribuída pelo leitor à leitura.
    Ler é viajar, ao mundo mágico do conhecimento.
    Sinto-me abençoada, por ter desenvolvido essa habilidade,pois, eu e os livros, também temos uma linda história de amor,kkk.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  10. Oi Marli, tb estou participando dessa coletiva, embora só tenha visto ainda agora. Reeditei um post escrito logo que fiz meu blog. Falo tb de meu amor pelos livros desde criança. E sou como a Loli. Livros de papel, pra mim, não tem o que se lhes compare! Beijos,

    ResponderExcluir
  11. Olá Marli, bom te ler!
    Fico admirado com os e-books... mas confesso, que apesar de ja ter tentado não obtive muito sucesso.
    Também temos de considerar, que como bem sabe não sou tão fã assim de leitura, mas acredito que para começar nada melhor que o bom e velho livro, de capa dura a se folhear.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie! Obrigada pelo comentário no meu blog! Concordo com vc, há espaço para o livro e para o e-book, apesar de ler muito pouco na tela. A leitura em qualquer superfície é válida!
    bjo!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Marli pela visita ao blog.
    Você fala dos e-books em seu texto e, particularmente, por mais que eu adore tecnologia e gadgets, não consigo ler em algo eletronico. Não tenho paciencia.

    Mas os e-books estão por aí, sei que um dia irei me acostumar com eles e talvez até utiliza-los, mas nunca deixarei de lado o bom e amado livro.

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu Blog,é muito gostoso de ler, nos convida a voltar...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá Marli, eu diria que os livros são aqueles eternos companheiros dos quais a gente nem imagina um dia querer separar, é uma união para a vida toda. Também tenho aderido aos e-books, principalmente para quem mora no interior como eu e o acesso a livros impressos é complicado e caro. Para mim a leitura diária é tão necessária quanto a alimentação, impossível ficar sem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Marli
    Tenho andado tão ausente que nem sabia dessa postagem.
    Ah! eu estou como você estava; sem saber se vou gostar de ler no computador ou não.
    Por enquanto continuo com os meus em papel mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli
    Eu tbem sou apaixonada por leitura.
    E os livros eletrônicos me deixaram ainda mais viciada.
    rs
    Faço parte de um grupínho de e-mails (viciados em livros) e ali "pesco" bastante coisa.
    Tenho um hd externo pra guardar meu tesouro (rs).
    Mas ... no comecinho do ano, deixo este vicio por outro (assistir ao Big Brother).
    Apesar das criticas contrárias ao programa e da edição ruim que tem se apresentado, eu gosto de assistir.
    A gente sempre aprende alguma coisa sobre "convivencia".
    Tem selo pra vc no meu blog
    Bjokas

    ResponderExcluir
  18. Gosto também muito de ler, mas o virtual, se a leitura for muito extensa me cansa. Ainda não me modernizei com vc, rs,rs,
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Querida Marli... passando para te desejar uma linda noite de paz!
    Ah, e sempre acompanhada de boas leituras, amiga!

    Um beijo de luz no seu coração

    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  20. Marli,

    estou impressionado com o número de comentários de seu post! Parabéns, isso mostra que você leva a sério o seu blog e a sua comunidade leitora.

    Valeu pela participação!

    Convido para a nova blogagem coletiva. Desta vez o tema é Meu Personagem Favorito de Livro: http://migre.me/3TwQ1

    Se puder participar novamente, será muito legal!

    ResponderExcluir
  21. Gosto de ler desde pequena,também. Sua participação ficou bem interessante. Concordo com você há lugar para qualquer tipo de edição para uma boa história.

    ResponderExcluir
  22. Marli
    Eu adoro ler. sempre gostei. antes lia livros de minha area na educação. Hoje leio literatura e ainda faço resumo.
    Mas não coloco em blog . Um só já me dá muito trabalho
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  23. Marli
    Eu adoro ler. sempre gostei. antes lia livros de minha area na educação. Hoje leio literatura e ainda faço resumo.
    Mas não coloco em blog . Um só já me dá muito trabalho
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  24. Marli
    Eu adoro ler. sempre gostei. antes lia livros de minha area na educação. Hoje leio literatura e ainda faço resumo.
    Mas não coloco em blog . Um só já me dá muito trabalho
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  25. Marli
    Eu adoro ler. sempre gostei. antes lia livros de minha area na educação. Hoje leio literatura e ainda faço resumo.
    Mas não coloco em blog . Um só já me dá muito trabalho
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  26. Olá Marli,

    Gostei muito de ler este texto, que achei deveras interessante.

    Um abraço

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  27. Antes de mais nada, é um prazer encontrar um blog legal como esse, falando de literatura e (importante)de uma VIAMONENSE como eu! Já há 2 anos sou convidado para participar da feira literária de Viamão. Sou colunista do jornal Diário Gaúcho e tenho um livro publicado: TAXITRAMAS - diário de um taxista. Fico feliz em te encontrar na blogosfera!

    Quanto aos livros, não gosto da expressão "hábito da leitura". Prefiro "prazer da leitura".

    Há braços!!

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Cheguei aqui através do Pensando em família e encontro uma gaúcha e colorada como eu!
    Estarei sempre passando por aqui!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  29. Oi, Marli, confesso que, apesar de ter um velado preconceito aos livros eletrônicos, quero livrar-ma desse preconceito e conhecê-los. Não quero sentir cheiro de livro, gosto da sua estética, de virar as páginas como fazia quando criança. Mudar de hábitos é algo muito difícil, mas graças a ajuda da 'curiosidade', podemos e devemos aceitar coisas novas. O livro eletrônico é maravilhoso quanto a poder ser levado para férias, ou outros lugares devido a sua praticidade. Temos, felizmente, a capacidade de adaptação aos novos inventos. E acho que vou entrar nessa, não descartando os livros tradicionais, logicamente.

    Beijos, amiga.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  30. Olá Marli, mas veja só este mundo virtual,sou amiga da Elizabete, blogando com Bebete, resolvi ver seu blog por causa de seu comentário e descobri que somos quase vizinhas sou de Sapucaia RS, pertinho de Viamão , POA. E temos algo em comum adoro ler, só ñ descobri ainda a leitura virtual, embora sei de sua existência. Mas foi bom conhecê-la, prazer. Nos encontraremos em outros momentos.Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Uma coisa (entre outras tantas) estou de pleno acordo, Marli: Gosto de ler qualquer tipo de publicação, também não tenho preconceito, apesar de preferir o livro impresso. E outra concordância: a leitura se não for por prazer, ela não faz nada com a gente a não ser prestar contas à sociedade que a gente leu tal ou qual obra. Uma bobagem, eu acho. Só se tornam leitores aqueles que leem quando querem e aquilo que querem. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  32. Interessante o post, mas neste caso, a forma eletronica tem grandes vantagens sibre a versão impressa, pois a forma eletronica pode se multiplicar facilmente...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli