sexta-feira, fevereiro 25, 2011

BLOGAGEM COLETIVA - MEU PERSONAGEM FAVORITO DE LIVRO

Olá!

Qual o meu personagem favorito de livro? Ixi, é complicado. Gosto de tantos que nomear apenas um, me dá uma sensação de injustiça... , mas enfim, faz parte da blogagem*. Ah, antes que eu esqueça, esse post é programado pra sexta-feira, dia 25.02.2011, às 08h. Tomara que o Blogger colabore.

Parece mentira, mas é a primeira vez na vida que respondo essa pergunta. Sempre perguntei, sempre tive curiosidade de saber as preferências dos amigos, saber mais sobre eles, mas eu mesma, nunca havia respondido, nunca havia parado pra pensar. Pra mim então, essa resposta é como se fosse uma experiência cool, um tipo diferente de exposição, mais incisiva, intimista.

Pensando bem, se eu tivesse que listar os personagens que marcaram minha vida, certamente ela estaria lá, ela e o respectivo livro, encabeçando a lista. Aliás, falando um pouquinho no livro, nem sei como descrever direito o que sinto, mas até parece que sou abduzida pra dentro dele, cada vez que o leio. Verdade. A personagem? Avemaria, ela é mega incrível! Gosto demais. Além de vir muito bem contextualizada no livro, suas características são pra lá de marcantes, o que, a meu ver, faz toda a diferença e corrobora pra torná-la uma personagem fora do comum. Seu nome: Clara. O Livro? "A Casa dos Espíritos" de Isabel Allende. Ano passado fiz uma postagem a respeito e acho sinceramente que, se você ainda não conhece a Clara, vale a pena dar um clique e ir lá conhecê-la. Aposto que você vai se amarrar na prévia que fiz sobre seus encantos e a mágica história que a envolve. A bem da verdade, cada uma das personagens do livro é mais encantadora que a outra.

Ai meu Deus, como eu estava dizendo, me dá uma sensação de injustiça...

Beijos.

*Blogagem coletiva proposta por Alessandro, do Blog Livros e Afins.

38 comentários:

  1. Este livro está entre os melhores que já li. Li também reentemente da Isabel Allende, DE AMOR E DE SOMBRA, cujos personagens são de uma intesidade impressionante. Sou meio suspeito por ser um fanzão da autora, para mim o que apareceu de melhor na literatura do século passado e presente. Abração, Marli! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Acho que não tenho um personagem preferido, mas um que me marcou muito, foi o Portuga do livro "Meu pé de laranja lima". Acho que foi por sua bondade e carinho para com o menino.
    Bejux

    ResponderExcluir
  3. Marli
    Que pergunta dificil.
    Eu leio muito . Mas me perco nos personagens.
    Se fgsse de filme eu saberia na hora. Mas de livros?
    Infantil serve?
    O meu é Heidi. A menina que consegue fazer a amiga voltar a andar.
    Mas adulto?
    Nenhum, nem o que acabei de ler. A ilha sob o mar de Isabel Allend.
    Estes dias li um livro muito antigo. Tinha sido de minha cunhada. Ela leu dois anos antes de se casar. Qual o nome do personagem principal? Tobias. O nome do seu segundo filho.
    Eu não guardo nome dos personagens . E uma pena!
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  4. Olá! Deixei um selinho/desafio para ti lá no meu blog. Espero que gostes!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Eu leio muito, mas quase tudo que leio tem a ver com Poesia, mesmo assim eu tenho um Poema que considero imbatível dentro de mim, pois toda vez que penso em Poema é ele que me vem a mente - "BAZAR DA VIDA", o livro é "ALMA DE AGORA" e o autor o Poeta PAULO GUSTAVO ( ele faleceu no ano em qe nasci). Este livro não é mais editado, acho eu, pois nas minhas perigrinações pelas livrarias e "sebos" da vida, ninguém conhece e não aparece em nenhum catálogo, mas não desisto de tê-lo novamente, o meu foi...sumiu.
    Sua postagem ficou muito legal e assim que tiver uma folga vou tentar ler sua sugestão.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, to ouvindo falar tanto dessa Isabel Allende que tô super curiosa pra ler alguma coisa dela! =))
    abs!

    ResponderExcluir
  7. MARLI,assisti o filme ¨A Casa dos
    Espíritos¨,faz algum tempo.
    Quanto a personagem de um livro,ci-
    to a do que estou lendo,no momento:
    Tenente Evens Dallas,do livro ¨Pu-
    reza Mortal¨,de Nora Roberts.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Marli imagino o quanto foi difícil escolher um personagem, confesso que eu até nem saberia dizer, tantos são os personagens com os quais já me identifiquei nas minhas infindáveis e prazerosas leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. concordo com vc. realmente as personagens são ótimas, gostei até do filme. um abraço

    ResponderExcluir
  10. Lembro também de outras personagens femininas dos livros de Isabel Allende e da forma como as suas vidas sempre caminhavam para um destino acompanhado de visões e adivinhações.
    Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marli!

    Não li o livro de Isabel Allende, mas, já vi o filme A casa dos espíritos, e acredito que seja baseado nesse livro. Sem dúvida, a personagem Clara é incrível(no filme, e imagino que no livro seja ainda muito mais.

    Abração e bfs
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  12. Nossa Marli, só de ler o que você escreveu já deu vontade de ler o livro, ainda não o conheço, mas o conhecerei.
    Ótimo final de semana.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. É mesmo difícil de escolher entre tantos. Ainda fico com Peter Pan. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Gostei também e eu vivo o momento que leio e depois me desprendo deles e vou pra novos,rsrs beijos,chica e uma linda semana pra ti!

    ResponderExcluir
  15. Oi Marli, adorei o último livro dela A Ilha Sob o Mar. Livros são meu maior tesouro tb! Há vários personagens interessantíssimos. bjs,

    ResponderExcluir
  16. Interessante, mas nunca pensei qual o personagem me identifico, talvez, algum dos secundários que ninguém lembra...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Oi amiga!
    Com certeza se torna difícil escolher um personagem, quando lemos tantos livros. Eu nunca pensei nisso, eu me identifico mais com o texto,rsrsrs. Bjs.

    ResponderExcluir
  18. N000ssa!
    rs
    Dificil isso né?
    Na minha adolescencia sem dúvidas ... Pollyanna.
    E nos ultimos tempos o menino (esqueci o nome dele) do Caçador de Pipas.
    Aquele que defendeu seu amigo/irmão até a morte.
    Lindo demais!
    Bjokas pra vc

    ResponderExcluir
  19. Olá ,Marli, muito obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas!
    Li o seu último post e , de repente veio-me à memória toda a vivência da Casa dos Espíritos. Li-o há muitos anos, mas ainda hoje recordo a lição que dele retirei: É sempre possível sonhar, ver para além do real, daquilo que os sentidos percecionam.
    Suponho ter lido a maior parte da obra de Isabel Allende que considero uma genial contadora de estórias.
    Se quiser, +podemos voltar a conversar sobre este assunto-
    .
    Beijos, Nina

    ResponderExcluir
  20. não li o livro. mas vi o filme e admito: é um dos que eu mais gosto. me emociono toda vez que vejo!

    ResponderExcluir
  21. Oi Marli, quanta saudade.
    Tomara que sua crise de internet passe logo. Estou com "preguicite aguda".
    Vontade de ficar de pernas pro ar.
    Apesar de não poder fazer uma bela viagem, estou curtindo muito estas férias.

    Ah, eu também preciso ler Isabel Allende. Não tenho nada dela.
    Volta logo, viu?

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  22. Não sei se tem o livro, mas o personagem de O Carteiro e o Poeta pra mim é insuperável!...Isabel Allende escreveu "Paula", se não me engano para a filha dela em coma...Triste, forte, encantador. Bjs querida, esse tema nos dá uma infinidade de opções.

    ResponderExcluir
  23. Oi Marli, eu vi esta postagem no blog da Glorinha também, mas não conheço o blog do Alessandro. Tentei me responder a mesma pergunta e não consegui. Os personagens tomam vida em nós, não é mesmo? Nos fazem refletir, rever quem somos muitas vezes. Cada personagem querido torna-se tal qual um amigo, tem seu espaço em nós.
    Incrível que lendo sua postagem que me dei conta que nunca li este livro: vi o filme, o que nunca é a mesma coisa. Preciso resolver este "lapso" rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Marli.Adorei seu blog.
    Se bem entendi a pergunta da blogagem, meu personagem da literatura preferido é Ligéia, personagem título de um conto, meu preferido de Edgar Allan Poe, que, aliás, era o conto preferido dele também.
    parabéns pelo blog. Fiquei por aqui...

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, Marli
    Vim retribuir sua visita e agradecer seu comentário tão gentil no meu bloguito.
    Quanto aos personagens não me identifico com nenhum em especial, porque já li tanto. Agora memso estou com 4 ivros na minha mesinha de cabeceira, cada um na sua ordem de importância, aguardando sua vez de serem devorados.
    Parabéns pelo blog.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  26. Marli!

    Gosto muito de Isabel Allende, mas não conseguiria fazer o que fizeste.
    São demais os personagens que adorei conhecer em múltiplos livros lidos.
    Assim de repente, lembrei-me de Verónika - em Verónika decide morrer de Paulo Coelho, mas também me lembro do Mr Tom - em Goodnight Mr.Tom.

    Isso que fizeram contigo é quase uma "marotice"...

    Bom Carnaval
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Oi, Marli!
    Pergunta difícil, amiga! Eu não saberia responder! São tantos!!!
    Vim te visitar antes de colocar a minha fantasia para o Carnaval: pijamas!!!rsrsrs
    Agradeço o teu carinho e tuas visitas que me deixam muito feliz.
    Aproveito para reiterar o convite para postares na Confraria da Soninha: uma tribuna livre!
    Bom feriadão!
    Beijinhos, confetes, serpentinas, paz e alegria!
    Sônia Silvino's Blogs

    ResponderExcluir
  28. Olá, Marli
    Venho do blog da Sónia, vi o seu texto de que gostei imenso, e lembrei-me que há muito tempo não visito o seu espaço.
    Os blogs a visitar são muitos, o tempo é pouco... e resulta assim.

    Sou fã de longa data de Isabel Allende, uma das minhas escritoras preferidas. Conheço toda a sua obra e tenho a maioria dos livros que ela escreveu; os que eu não tenho tem a minha filha :)
    O último que li - Uma ilha no fundo do mar - (penso que no Brasil foi editado com outro nome) é muito bom, mas talvez o meu preferido seja "A casa dos espíritos"... não sei, gosto muito de todos, é difícil escolher...
    Muito bom, seu post.

    Bom fim de semana. Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Marli,uma sábia escolha!Realmente a Clara é um personagem muito rico e espiritualizado,assim como vc!Adorei seu texto e sua participação!Bjs,

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Obrigada pela simpática visita!
    Estou aqui te seguindo também.
    A Clara é um personagem encantador realmente.
    Beijos e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  31. Hahahaha que pergunta diferente, minha nossa não saberia responder não...Adorei!
    Queridaaaaa obrigada pelo carinho lá no meu Cantinho, parece que td já está sendo resolvido... ;)
    Bjo, bjo!
    She

    ResponderExcluir
  32. Muuuuuuuuito legal essa blogagem coletiva!!
    Puts, assim de sopetão, não sei quem eu seria kkkk, mas vou pensar!
    Mil bjs cheios de saudade

    ResponderExcluir
  33. Boa noite, Marli

    Isabel Allende é fantástica!
    Meu personagem de livro favorito é Ben-Hur. Conhece a história dele?

    Beijo carinhoso e ótimo feriado pra vc!

    ResponderExcluir
  34. Postagem super bem aceita
    e livro já espaçado em minha estante
    pronto para ser lido,
    acho que um dos meus personagens favoritos se destaca o pequeno Bilbo Bolseiro hehe...ou então
    o inoportuno professor de Dan Brown

    Adorei o post,

    Dan

    ResponderExcluir
  35. Oi Marli!
    Coisa boa receber um comentário seu tão carinhoso lá no blog! Seja muito bem vinda sempre viu?
    Olha só, eu assisti a este filme uma vez e ele está na minha lista de filmes preferidos, mas faz muitos anos que o vi, por isso nem me lembrava mais do nome Clara!!

    Foi ótimo revive-lo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  36. Amiga Hoje é o dia de TODAS as mulheres, de TODAS as raças e religiões, mulheres que se esquecem tantas vezes de si em prol da família, mulheres que lutam por uma vida melhor, mulheres companheiras, amigas, colegas, mães, mulheres que sorriem quando a alma chora, mulheres que não desistem de alcançar os seus sonhos e que no fundo do seu coração apenas desejam encontrar o seu caminho na estrada da VIDA.
    Tenha um DIA muito feliz.
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  37. oi...preciso muito reler um livro de Isabel Allende, que tem como prefácio, uma lenda "cidade dos labirintos"pode me ajudar

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli