quinta-feira, novembro 18, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - MINHA IDEIA É MEU PINCEL

Olá!!
* O tema é a tela de Edgar Degas "Blue Dancers (Les Danseuses Bleues)"


Bailarinas me fazem voar. Elas me emocionam e me inspiram. São como estrelas das quais meus olhos não podem fugir. Tenho por elas um respeito muito profundo, indizível. Suas histórias de vida sempre incluem sacrifícios, perseverança e superações. Não que a nossa vidinha comum, essa que vivemos aqui, nos isente de sacrifícios. Não é disso que estou falando. Falo de outra coisa, sobretudo do querer ser, do objetivo, da luta, da insistência, da responsabilidade, da firmeza, da disciplina. E para mim, as bailarinas são exemplos vivos, definitivos desse tipo de querer. Claro que há outros exemplos. Mas é no balé que a busca pela perfeição gestual encontra seu expoente máximo. E é na persistência que se consolida essa perfeição, que tanto me emociona quando as vejo dançar. Talvez por isso, o balé também tenha sido um assunto recorrente na carreira de Edgar Degas que, segundo li, também era muito persistente. Ele, quase cego, procurava, assim mesmo, representar as bailarinas, em cada gesto, cada detalhe, do melhor jeito que podia. Muitas vezes me perguntei porque suas bailarinas me tocavam tanto.

No meu sentir, o balé, por analogia, representa a própria dança da vida. Quem de nós consegue alguma coisa sem algum tipo de sacrifício? Sem antes querer e perseverar? Para mim, a perseverança tem um raro poder: ela nos dignifica, nos remete a outros horizontes, outros prazeres: únicos, individuais, muito self. E, porque não dizer... transcendentais? Ok, vou dar um tempo, hoje paro por aqui. Mas não sem antes saudar o balé da vida. Esse grande espetáculo onde os protagonistas somos nós. É um balé visceral e, por vezes, bem complicado... Mas, não é que aprendemos os passos com perfeição? Dançamos tanto, mas tanto mesmo, que precisamos tomar cuidado pra não entrarmos na fluidez total e acabarmos ficando etéreos antes do combinado!! Ops, olha só o que me veio na cabeça agora: Sou bailarina, danço o balé da vida. Nasci bailarina! (Demi-plié, demi-plié, demi-plié...) Legal não? Então, sou igualzinha a essas daí do quadro! Ih, ih, agora sim, voei bem alto! Atenção tripulação, aterrissagem autorizada!

Eu não falei? Bailarinas me fazem voar!

Beijos.

* Blogagem coletiva proposta pela Glorinha do Blog Café com Bolo.

39 comentários:

  1. "Quem de nós consegue alguma coisa sem algum tipo de sacrifício?"
    Marli, perfeita a sua analogia do balé com a persistência que devemos ter para alcançar os nossos objetivos.
    Lindo texto!

    ResponderExcluir
  2. Marli
    É um bom exemplo de persistência, de querer. Você colocou bem. Muito bom o seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Linda e leve viagem...Adorei!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Marli

    De acordo consigo. É o balé da vida, Também fico fascinado quando as vejo dançar.

    Abraço

    António

    ResponderExcluir
  5. Marli, dançar é ótimo!!!!!!!!!!! Sempre sonho em ser bailarina.... só sonhos!

    ResponderExcluir
  6. Marli querida, juntou muito bem o lado duro da vida com a fluidez do balé...a vida é isso mesmo, um eterno dançar...parabéns pelo belo post! beijos,

    ResponderExcluir
  7. Minha querida Marli...voamos!!!
    Dancei com você neste balé da vida!!!
    Tive a nítida impressão de vê-la falar aqui ao meu lado, bailando com os olhos e através das palavras.
    Um beijo grande...linda participação!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante este seu colocar a dança da vida .
    Dancei no seu relato e amei.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Tô encantada, Marli! Que texto delicioso de se ler. Eu também voei, sabe, na sua imaginação.
    Também considero a dança, o balé, uma maravilha. A música, os gestos finos, a delicadeza, tudo me atrai.

    E essa comparação com o baile da vida, foi o master, hehehe

    A D O R E I!

    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  10. Como sempre Marli,vc é quem nos faz voar nas palavras!
    Hoje tem festo no Confissões!Apareça!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi, estimada amiga Marli
    Hoje estou indisposta demais e vc levantou-me o ânimo com o que nos dirigiu em palavras tecidas com suavidade em seu poema de hoje... Muito obrigado de coração.
    Deus envia portadores do bem, como vc, para nos aliviar a alma, corpo e coração, legal demais isso!!!
    Abraços fraternos com votos de saúde e paz.

    ResponderExcluir
  12. Marli, querida!

    Voei, feito bailarina, com o seu texto!
    Maravilhosa e delicada analogia com o balé da vida!
    Perfeito!

    Abraços
    Lia
    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  13. adorei a postagem. parece que vi vc num demi plié bem cadenciado. É a dança da vida. Dessa, não se pode perder o passo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Marli gostei muito da sua participação e principalmente da analogia feita. Sim, sim somos todos bailarinas e bailarinos dessa vida! Gostei muito.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Marli gostei muito da sua participação e principalmente da analogia feita. Sim, sim somos todos bailarinas e bailarinos dessa vida! Gostei muito.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga, linda postagem parabéns. Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Adorei a analogia do ballet com a vida! Muito verdadeira!
    Namasté

    ResponderExcluir
  18. Marli,
    Muito interessante a sua divagação, realmente na vida, para quem se interessa que a vida valha a pena, sempre procurarmos apurar o nosso ser, como a bailarina exaustivamente procura melhorar a sua «performance».
    Beijos,
    Manú

    ResponderExcluir
  19. Oi. Só passei aqui para agradecer por ter comparecido na minha festa de aniversário no blog da Afrodite =)

    ResponderExcluir
  20. A blogagem coletiva é uma iniciativa ímpar da blogsfera, é muito gostoso ler idéias diversas sobre determinado assunto. Eu já aprticipei umas duas vezes e adoro.
    A sua postagem me encantou, também adoro o balé e as pinturas do Degas são fascinantes, amo a escultura da pequena bailarina de catorze anos.

    De parabêns seu blog!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Marli. Eu gostei muito dessa analogia do balé com a vida. Acho que o perseverar está bem relacionado a balé. Há tantos e tantas dançando pagode, axé, rebolation e outras sacudidelas tão destituidas de perspectiva nobre nesta vida... Só mesmo o balé encarna esta busca virtuosa que foi tão bem descrita por você. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  22. incrível...

    espero uma visita tua!


    ficarei honrada!

    )sigo seguindo-te!(

    ResponderExcluir
  23. Interessante a tua abordagem, pois alguns prefiriram fazer uma poesia, outros pensar em cores, mas é a primeira que eu vejo falar sobre a persistência de ser uma bailarina.

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do que você falou. Da persistência, sacrifício e o voo para os aplausos.
    Muito bom como sempre Marli. Meus aplausos são para ti.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  25. MArli grata com sua presença.
    O seu está descontraído, real, sonhador.
    Acho que a "batalha" de bailarinos no geral, é muito grande, pois alguns dos quais tive a oportunidade de conviver, pude ver como é desgastante essa carreira, assim como todo e bom profissional.

    Tudo de bom!

    Xeros

    ResponderExcluir
  26. Hehehe...linda participação a sua Marli!! Um texto tão suave e tocante quanto a tela em questão. No balé da vida, bailei junto contigo, na beleza das suas palavras e no seu bom humor tão gracioso!! Parabéns! Adorei! Beijos, boa noite :)

    ResponderExcluir
  27. Marli. Você escreve muito bem. As bailarinas também me fascinam. Até a adolescência fiz um pouco de balé e se não fosse meu pai ser militar e vivermos trocando de cidade, talvez fosse bailarina. Era o meu sonho. Não sei quem disse que "toda mulher tem um quê de bailarina". Acho que no sentido da graciosidade e beleza. Mas a disciplina, o rigor, o sacrifício para se chegar à perfeição do movimento é fascinante. E é claro, tudo isso prepara para a vida. Beijos, parabéns pelo post e obrigada pela visita ao Arca.

    ResponderExcluir
  28. Marli, eu não suportava balé.
    Vi o primeiro, no Municipal do Rio.
    Fiquei 'viciado'!
    Excelente texto.

    Carinho,
    Jorge

    ResponderExcluir
  29. Oi Marli,passei aqui para convidar vc para a brincadeira desafio dos 7 em meu blog.Espero que possa participar!Bjs,

    ResponderExcluir
  30. Marli...ahhhhh como vc escreve bem, mulher!
    Perseverança, disciplina, sacrifícios...td isso faz parte do cotidiano das bailarinas, assim como a repetição de gestos até a exaustão...e depois, o espetáculo...e nós, meros expectadores, babando em cada gesto.
    E a vida se faz a partir da perseverança.

    Bjs meus !

    ResponderExcluir
  31. Marli, que texto gostoso de se ler!! Voei e não queria aterrizar Volée, De! Beijus,

    ResponderExcluir
  32. Querida Marli... e é tão bom voar!

    Obrigada pela partilha*

    Abraço e LUZ*

    ResponderExcluir
  33. Olá Marli! Perseverar... eis uma mola, um movimento necessário em minha vida, principalmente quando tudo parece não fluir. Tb danço esse balé. Bjoss

    ResponderExcluir
  34. Olá Marli, sabe que dancei em seus escritos, lindo, e no balé da vida tambem danço, tambem sonho e voo em saltos, adorei sua descrição das bailarainas em seu dia a dia de superação!
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  35. Oi querida bom dia muita paz, todas as artes são belas mais a dança para mim é a mais bonita, quem não vibra com o lago dos cisnes a bela adormecida e muitsa estorias trasformadas em musicais. admiro tambem a pintura alem das cores a expressão que sertas pinturas deixa transparecer na visionomia principalmente no olhar. Olha chegamos a coclusão que toda a arte tem a mão de Deus e a inspiração divina, tudo aquilo que não sou caqpaz de fazer merece o meu respeito. Um abraço carinhoso Celina. PS parabens amiga mereces nota 10

    ResponderExcluir
  36. Minha alma já entrou na dança, Marli!

    Degas, um dos meus mais amados pintores.

    Um final de semana movimentado e feliz!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  37. Oi Marli! Adorei: "Bailarinas me fazem voar!"
    Poesia Pura! Linda Participação!
    Vim te conhecer um pouco... conhecer eu espaço! Lindo Blog!'
    Um Beijo!
    William Garibaldi

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli