terça-feira, outubro 05, 2010

SABIÁ-LARANJEIRA

Olá, pessoal.

Todos esses que aí estão atravancando meu caminho, eles passarão... eu passarinho! Aposto que você já conhece esses dizeres, não é? São dele, Quintana, nosso simpático (e injustiçado) velhinho. A propósito, hoje é 5 de outubro, "Dia da Ave". É o dia também do sabiá-laranjeira, pássaro brasileiro, a ave-símbolo do Brasil.


Muito tempo antes do presidente Fernando Henrique Cardoso assinar o decreto que elevaria o sabiá à categoria de ave-símbolo do Brasil, a voz do poeta Gonçalves Dias já se fazia ouvir na "Canção do Exílio" (1843), quando, com saudades da pátria, lembrou a figura do sabiá. "Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá"

O sabiá é uma ave muito querida de todos nós. Ele tem hábitos simples e é nosso companheiro em todos os lugares onde a gente vive, no campo ou na cidade. Mas para que o sabiá pudesse juntar-se oficialmente e figurar no mesmo patamar de importância que possuem os quatro símbolos nacionais existentes – a bandeira, o hino, o selo e o brasão de armas, ele teve de ser escolhido entre quase duas mil espécies de aves.

O critério de escolha ora recaia na plumagem, ora recaia no canto, na moradia, etc. Enfim, critério foi o que não faltou. Alguns queriam para representar o país uma ave que ostentasse uma plumagem com as cores brasileiras, outros achavam que seria mais adequado uma ave com um canto mais raro. E por aí seguiram os argumentos.

Mas, no meu pensar, o ornitólogo Johan Dalgas Frisch, argumentando a favor do sabiá, colocou uma pá-de-cal sobre o tema quando disse: "Não adianta uma ave-nacional com a qual o povo não tem contato." E prossegue: “Não é só beleza, ou só o trinado mais harmonioso que conta para ser ave-símbolo de um país. É preciso fazer parte da cultura, do folclore, ter presença na literatura, na poesia, na música e viver perto das pessoas." E isso, digo eu, todos sabemos, é com o sabiá!

Já estamos acostumados. Desde criança a gente ouve o canto do sabiá e os vê pousados nos galhos das árvores. Inúmeras vezes vemos eles andarem no solo, catando minhocas e pequenas frutinhas para se alimentar. Eles vem de mansinho e se aproximam de nós. São eles que se aproximam de nós. Quando se acostumam com a gente, ah, aí eles nem se importam mais com os movimentos do nosso andar. Ficam por ali mesmo, nos fazendo companhia, felizes da vida.

Onde moro vivem muitos sabiás, eu os vejo todos os dias, e na primavera, acordo sempre ouvindo aquele canto inconfundível. Agora, preciso confessar uma coisa: Para mim o cantar matinal do sabiá, me deixa muito animada, mas quando ele canta depois do almoço e estou no escritório (na cidade), me dá uma preguiça, que só vendo.

Um parêntese: Você já sabe, mas não custa lembrar: moro num sítio, em zona rural. Meu escritório é que fica na cidade, e bem na janela tem uma árvore gigante, um condomínio de sabiás.

Não sei nada científico a respeito do sabiá, mas andei dando uma olhadinha rápida e fiquei maravilhada com a quantidade de informações que povoam a web. Só sei que na vida e nas artes em geral, temos registros belissimos sobre essa criaturinha tão simples e dócil que é o sabiá. Em tempo: lembra aquela música "Sua Majestade o Sabiá"? Linda, não? Clique e ouça aqui. Antes veja alguns versos.
Ah! To indo agora pra um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa pra deitar
Em minha volta sinfonia de pardais
Cantando para a Majestade, o Sabiá
A Majestade, o Sabiá.
Ei, já estou me estendendo demais. Contudo, é impossível finalizar esse post, sem trazer um dado científico que li num texto sobre o sabiá: "No reino de sua majestade, o sabiá, machos e fêmeas ... e ambos constroem o ninho." Sublinho: "ambos constroem o ninho".


Esse companheirismo não é maravilhoso?

Gente, fui. Até breve.

26 comentários:

  1. Minha querida Marli,
    Aprendendo sempre por aqui, eu, pobre de mim que nunca vi um sabiá.
    É lindo esse passarinho e esse ornitólogo foi muito sábio no que disse a respeito.
    Gostei desse pormenor do ninho feito em conjunto...um exemplo para certos "sabiás"...rsrs
    Ah! E como eu queri também agora "uma rede preguiçosa pra deitar" ouvindo de olho fechado o canto do sabiá!
    Tenha um bom dia!
    TERNURAS

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marli!

    Acho maravilhoso acordar com o canto dos pássaros. Nas proximidades da minha casa têm muitos deles, e é uma verdadeira festa cada manhã.
    O sabiá representa bem o nosso país,pois, é bastante popular. Adorei essas informações que você nos presenteou.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli!

    Acho maravilhoso acordar com o canto dos pássaros. Nas proximidades da minha casa têm muitos deles, e é uma verdadeira festa cada manhã.
    O sabiá representa bem o nosso país,pois, é bastante popular. Adorei essas informações que você nos presenteou.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Marli, linda sua postagem. E ao Sábia muito bem merecida...

    Acho que em algum lugar em Profundo Pensar, falo do Sábia... Se não falo é por que então ele fez parte apenas de meu pensar.

    Aqui em SP, confesso que me faz falta seu canto. Talvez por amar demais o campo, e saber que lá ainda canta o Sábia!!

    Beijos e ótima terça.

    ResponderExcluir
  5. (risos) voltei... rsrs

    Achei, foi aqui que falei também do Sábia...

    http://profundopensar.blogspot.com/2010/05/campo.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bom saber um pouco mais sobre o Sabiá. Bom também que eu moro em um lugar em que vários me rodeiam.. e eu não canso de escutá-los cantar. É muito bom. Boa semana! Beijão

    ResponderExcluir
  7. "Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá"

    Nooossa Tudo q escreveste é muito do que tbm sinto.
    LIndoooooooooooo!!!
    _________________________
    PRAZER!!!
    Bom te receber.
    Vou conhecer Teu Espaço.

    Apareça sempre q der
    A casa é Nossa!!!
    ____________________
    bjs e Bom Dia Querida!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei Marli.
    Gosto do Sabia há muito tempo, desde menina.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli, primeiramente quero agradecer sua gentil visita e comentário!

    Teu blog também é um primor, leve, gostoso, beira um romantismo irresistível. Vim para ficar e logo de cara me deparei com este post maravilhoso sobre o sabiá, criaturinha que faz parte do meu dia a dia.

    Moro num condomínio horizontal em meio de uma reserva de mata atlântica. Tem muitos sabiás por aqui, e o mais engraçado é que às vezes eu tenho insônia, então aproveito para ler ou escrever até o sono vir. Exatamente às 04h45min um sabiá canta numa árvore bem próxima todos os dias.

    Então eu penso: é ele me avisando que o dia já vai nascer. Tenho que tentar dormir um pouco.

    Parabéns por esse post tão singelo!

    Um bjo enorme e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Marli, você sempre nos apresentando assuntos novos, ou que talvez não nos despertasse curiosidade. E levando em consideração que ambos constroem o ninho, a história fica ainda melhor e mais bonita.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, Marli.
    Uma reverência ao Dia dos Pássaros, nossos irmãos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Então, menina, eu não sabia que hoje é o "Dia da Ave"...
    Que lindo!...:)

    Realmente, é uma bela homenagem à essas criaturinhas de Deus, que tanto enfeitam a nossa vida.

    Um abraço fra[terno] prá você.

    Cid@

    ResponderExcluir
  13. Ah minha flor...eu amo a natureza..amor os animais...adoro ver os pássaros livres a cantar...e claro, me encantam os sabiás!!!
    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga, adoro pássaros livres na natureza.Acho um absurdo manter um bichinho preso em uma gaiola,então para que eles tem asas. Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Minha senhora, não me leve a mal, um pouco de humor também faz bem na vida.
    Não sabia que era o dia da ave nem tão pouco que o sabiá representava o símbolo desse País tão lindo. Mas como está por aqui em grande moda o Tiririca, julgava que esta ave canora representava alguma coisa.
    Mas as desgraças em Portugal sucedem-se e como irmãos, também lamentamos as desgraças dos governantes.
    os meus respeitos

    ResponderExcluir
  16. Meu quintal é pequenininho, Marli,mas tem um abacateiro e uma mangueira, suficinetes para encher de pássaros todas as manhãs. Um sabiá de peito amarelo (que já é meu amigo) e um monte de bem te vis, me brindam todas as manhãs com seus cantos maviosos. Já teve até Pica Pau que fez ninho aqui, em plena selva de pedras. Não é(ainda) fantástico? Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  17. Marli, pena que não tenho quase tempo de passar por aqui, olha, teu blog é visita obrigatória, como tem maravilhas!
    O sabiá me emociona. Aqui eles caminham nas calçadas junto com a gente, também, tiramos os espaços deles, agora temos que dividir o nosso,rsrsrs...
    Adorei aprender mais sobre os sabiás...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  18. Lindo o texto, poético e com um certo bucolismo, me fez lembrar minha infância e deu muita saudade de apreciar o canto dos pássaros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. oi minha linda, tenho o previlégio de diariamente caminhar embaixo de árvores onde cantam sabiás. lindos demais da conta

    ResponderExcluir
  20. Marli querida, eu nem sabia que hoje é "Dia da Ave".Que legal!
    Quanto ao fato de você morar em um sítio, acho maravilhoso.Eu já tive muita vontade de morar assim também, porém, com a violência crescente aqui em São Paulo, fui desistindo da idéia.
    Bjos e boa noite

    ResponderExcluir
  21. Muito enriquecedora a sua abordagem sobre o sabiá, aliás como sempre. É bom vir aqui. Eu só sabia que o sabiá sabia cantar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Marli!
    Não sabia de duas coisas:
    que ontem foi o Dia da Ave e que o Sabiá é um símbolo nacional!
    Isso não muda em nada o meu amor por eles, velhos companheiros de estrada.
    Sempre estive com eles por perto, até onde minha memória alcança.
    Acordar de manhãzinha com o canto de um Sabiá é um luxo!!!
    Me contaram uma vez que quem canta é a fêmea anunciando a próxima cria! Não sei se procede....
    Também tenho um "condominio" de pássaros aqui em frente, em uma árvore enorme e muito muito velha.
    Lindo post. Volto para casa encantada.
    Um beijo doce e agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  23. Marli, o canto do sabiá tem mesmo essa presença onipresente em nossas vidas, de norte a sul. Só abrilhanta mais saber que ambos constroem seu ninho - quer casal mais companheiro do que esse? Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  24. Voce fez um post gracioso. Eu adoro todas as poesias e musicas que fala dos passarinhos e dos sabiás também.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  25. Lindo o post Marli. Adoro ouvir essa música, sou fã de Jair Rodrigues.
    Detalhes da vida do Sabiá que mostra cada vez mais a beleza da natureza. Não sabia que os sabiás macho e fêmea juntos constriem o ninho, realmete estamos s empre aprendendo.
    Obrigado e tenha uma linda semana

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Realmente o sabiá existe em todos os lugares, mas o que eu vejo mais aqui no interior do estado do Rio de Janeiro é de plumagem azul...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli