sábado, agosto 21, 2010

ANTES DE PARTIR

Olá!

Sábado, por aqui um lindo dia de sol! Ufa, até que enfim!!!

Vamos falar de cinema? O filme é "Antes de Partir" (The Bucket List). Sei, ele foi lançado em 2007 e reconheço, estou bem atrasadinha, paciência, mas valeu a pena, é um filmaço. E me cativou tanto que resolvi trazer pra você algumas impressões. Meu filho já havia dito, vale a pena mãe, vocês vão adorar! Não deu outra.


É uma comédia dramática, com roteiro inteligente, divertido e suave, mas que nos faz refletir sobre muitas coisas que acontecem na nossa trajetória existencial. Tem risadas e emoções. Os protagonistas são Morgan Freeman e Jack Nicholson, dois atores de primeira grandeza, acho-os incomparáveis, um carisma sem igual! Cada um imprime com maestria sua marca registrada nos personagens, um é reflexivo e outro indômito. Gosto muito de filmes assim, onde os atores incorporam os personagens, refletindo neles suas próprias personalidades. Acho sinceramente que a empatia e sinergia que existe entre os dois é que dá realce à produção e a torna de alguma forma, especial.

Se você pretende assistir e não gosta de saber detalhes, não continue a ler esse post. É claro, não revelo o filme, mas é óbvio que conto algumas coisas.

O filme narra a história de dois homens de mundos diferentes, um pobre e outro rico, cujos caminhos se cruzam. (Freeman é Carter, o pobre, e Nicholson é Edward, o rico). Eles dividem o mesmo quarto hospitalar e recebem no mesmo dia a notícia que têm poucos meses de vida, em razão de um câncer em estágio terminal. 

Apesar de terem personalidades opostas, passam a apoiar-se mutuamente e... fogem do hospital! Pretendem colocar em prática uma "lista" de coisas que gostariam de fazer antes de "bater as botas". E lá se vão eles, soltos no mundo! Surge uma grande amizade e o tempo de convivência acaba transformando suas vidas, em alguns aspectos.

Achei tocante a mensagem sobre os relacionamentos familiares e o valor da vida. Carter (o pobre) diz que para valer a pena, a vida precisa de duas coisas: trazer alegria para você, e que você leve alegria às pessoas. Gostei que apesar de ter a morte como tema central, o filme é uma homenagem e celebração à vida e suas belezas, uma lição que a gente vai aprendendo aos poucos, a cada item que eles vão cumprindo (ou não), e riscando da tal lista. 


  

Só agora, ao escrever esse post, dei-me conta de uma coisa, ninguém nesse nosso mundo está preparado para as reservas do destino. A gente pensa que está. Só isso. 

Mas, mudando de assunto, que tal, tchê, a sorte do Carter, cruzar seu caminho com um milionário disposto a proporcionar-lhe a realização de sonhos que só o dinheiro pode dar: pular de paraquedas, viajar e conhecer o mundo, pilotar o carro que tanto sonhou? A sorte é assim, quem tem, tem.


CURIOSIDADES QUE ANDEI CATANDO NA INTERNET 

O nome original do filme é The Bucket List ou seja, A lista do Balde, isto porque, “chutar o balde” é a expressão que eles costumam usar para "BATER AS BOTAS". Sabia dessa? Eu não.

Pouco antes das filmagens, Nicholson precisou submeter-se a uma cirurgia que o deixou de molho por meses e alguns dizem que ao enfrentar sua própria doença, ele soube melhor qual seria o estado de espírito ideal para interpretar seu personagem no filme.

As filmagens foram quase todas rodadas em estúdio, inclusive as cenas das viagens, (e a crítica, pra variar já meteu a colher). O diretor é Rob Reiner e ele tem no currículo This is Spinal Tap (1984), Conta Comigo (1986) e Harry & SaIIy (1989), logo, segundo li, ele já estará acima da média, mas cá entre nós, isso nem tem importância, pois só juntar esses dois atores extraordinários, já fez valer. É um baita filme.

P.S. Não sei onde ando com a cabeça, ultimamente tenho escrito uns posts gigantes!! Não fuja, não. Prometo dar uma melhorada!!! Longe de mim, cansar você!
Beijos e bom final de semana.
Enjoy. Fui

22 comentários:

  1. Maravilhosa indicação Marli!!! Já assisti várias vezes. Uma lição para a vida. Bjossss

    ResponderExcluir
  2. A morte só ocorre quando deixarmo de viver a vida, não exatamente quando ocorre a nossa morte física...

    Parece ser um bom filme.

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marli, assistimos tal filme e gostamos muito também. Faz refletir sobre o que realmente tem importância na vida. E mostra uma postura até de enfrentar a doença com graça e humor. É isso aí. A vida não pode parar, tem que continuar e a luta também...Um grande beijo no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  4. Amo esse filme...perdi as contas de quantas vezes assisti...
    Bjosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Minha querida, não importa a data da produção, porque há filmes que nos são atemporais.
    esse não me canso de assistir.
    Bela sugestão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Marli, filme bom não envelhece nunca. Também já fiz referência a esse filme no blog, assisti ano passado e chorei como uma doida. é um dos meus filmes preferidos. beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli
    Esse filme apesar de antigo, é lindo e vale a pena ser visto, até mais de uma vez. Cheio de amor e emoção e capaz de encantar a todos.
    Bjux

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli!
    Eu vi esse filme por acaso há cerca de um ano. Adoro os atores e nesse filme especialmente estavam ótimos. Eu me lembro bem da história do café de cocô de algum bichinho que não sei o nome... hehehe... mas a lição do filme é o que vale mesmo. Ninguém está preparado para as coisas que irá atravessar a vida de cada um, é fato.

    Bjos.

    Clau

    ResponderExcluir
  9. Marli
    Eu assisti a este filme e adorei.
    A gente sai de lá leve com uma vontade de acertar na vida.
    Valeu a pena ver de novo
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  10. hahaha...Marli...adorei esse teu PS!!!!
    O que achei de mais bonito nesse filme é voce descobrir que pode encontrar afinidades em pesoas com interesses tao diferentes dos seus.
    Descobrir momentos de prazer de uma companhia que a principio não te atraia em nenhum sentido.
    Sera preconceito? Pode ser...acho que todos temos um pouco dentro de nos, por mais que não queiramos assumir.
    Vixie...como sempre os seus posts me fazem pensar e filosofar Marli...quando venho aqui já sei que vão ser momentos de inspiração..rsrs!!!Adoro!!
    Bjs.
    Tati.

    ResponderExcluir
  11. Adorei este filme...
    devemos nos fazer felizes todos os dias.

    Este mês comemoro um aninho do meu blog e como vc faz parte desta festa vim oferecer, de coração, o meu selinho de comemoração!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei este filme...
    devemos nos fazer felizes todos os dias.

    Este mês comemoro um aninho do meu blog e como vc faz parte desta festa vim oferecer, de coração, o meu selinho de comemoração!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi,Marli!Td bemwEu jpa vi o filme é maravilhoso, bom estou a fim de assisti-lo novamente eu gravei até mas tenho que achar o dvd, é um filme que te faz pensar sobre a brevidade da vida e que não podemos perder tempo com coisas e pessoas que não valem a pena.
    Um ótimo começo de semana!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. E eu chorona que sou imagina se não chorei até...O filme é maravilhoso mesmo. Amei, uma lição de vida.
    bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  15. Oie querida... o pior é que não consegui me definir se já assisti ou não... isso que é triste... kkkkkk beijo, beijo e excelente semana! ;)
    She

    ResponderExcluir
  16. Eu vi este filme, é maravilhoso, eu recomendo, vale a pena, ver de novo.
    Trouxeste mts informações nesta postagem, obrigada.
    tenhas uma ótima semana.
    Saudações coloradas.

    ResponderExcluir
  17. Esse filme é realmente muito bom, logo que li seu post fui assistir outra vez e te agradeço por isso, porque além de ser muito bom é uma lição de vida.
    Adoro seus textos

    ResponderExcluir
  18. Oi dona Marli, estou escrevendo este comentário só para expressar minha admiração em seu blog e no que a senhora escreve, sem duvida sou seu fã....
    Hoje consegui assistir o filme da vida de Chico Xavier, excelente!!!! um referencial e tanto.
    Um beijão.
    Sasandro, Melissa e Valentina.

    ResponderExcluir
  19. Gente, quem não assistiu ainda, recomendo. Muito.
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  20. Já escutei falar muito bem do filme, apesar de ser viciada em filmes, ainda nao o vi, valeu a indicacao, agora, fiquei ainda mais curiosa!!!! Beijao!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Meu marido já assistiu esse filme, disse que é muito bacana mesmo!!
    Vou assistir porque fiquei curiosa, rsrs.
    Bjão

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli