quinta-feira, julho 22, 2010

VEGETANDO...

Olá!

Virou cult dizer que odeia a TV, que a TV emburrece e blablabla. E o ibope cada vez mais alto, mas como, se ninguém gosta..., tá bom, deleta. Diga aí quem nunca espiou um programinha global, quem nunca espiou uma novelinha, não importa o motivo, aliás, se você perguntar a cada um da turma do "odeia", eles têm na ponta da língua vários motivos-cabeça, capazes não só de desagravar, mas até de justificar o tempo que ficam, amiúde, embasbacados na frente da TV olhando programas que eles próprios odeiam..., (paradoxal, hein?). Não é o meu caso.

Se tiver que escolher entre tv e outras mídias, eu prefiro livro, lap, e-book, escrever, blogar, ou simplesmente zapear na internet. Ok. Mas também gosto das novelas e gosto dos programas televisivos, eventualmente, em doses homeopáticas.  

Vou dizer o porquê.

Às vezes fico vegetando numa ou outra novela global. Adoro a beleza dos cenários, a luz perfeita, gente bonita, tudo bonito, uma aura de sonho. Isso me distrai e me afasta um pouco da realidade. É que fico meio murcha de ver todos os dias as ruas sujas, mal cuidadas, as pixações que não foi ninguém, a desordem do trânsito, os mendigos, as crianças nos semáforos, os cavalos nas carroças, escravizados e mal tratados, a falta de respeito com os animais, com a vida em si, a degradação ambiental, a corrupção dos políticos, o judiciário cada dia mais desacreditado, as mentiras deslavadas dos governantes, as notícias tristes e verdadeiras, e por aí vai... 

Quando esse estado de coisas me entristece além do que posso suportar, dá-lhe novela! Na verdade, as novelas acabam sendo uma válvula de escape. Encho meus olhos e então, minha mente aproveita pra vagabundear um pouco... e acaba aliviando a tensão.

Mas vou só até aí, depois aterrisso e continuo no embalo, um grão de areia na praia, mas que, com  minhas palavras e atitudes, tento mudar o mundo, ah, isso eu tento! Rsrs. E começo em casa, hehe, com meus netos, hehe.

See you later.
Beijos.

30 comentários:

  1. Oi Marli,
    falou e disse, fecho com você em relação a TV.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. No meu caso eu me policio... porque se deixar eu passo o dia todo de frente a tv e esqueço do mundo. Uma das providências que eu tomei pra diminuir o tempo vendo tv foi não ter uma no quarto. Já não acompanho mais novelas... e isso é bom. Mas lembro com saudades da minha infância e dos desenhos na tv e já na vida adulta me esforçar pra chegar em casa há tempo de ver a novela das seis junto com a minha mãe. Quando algumas dessas novelas são reprisadas dá uma saudade.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  3. Não é por ser moda ou politicamente correcto, mas cada vez vejo menos televisão. Por opção por falta de tempo, porque quando decido deitar no sofá e relaxar prefiro alugar um filme.
    Mas acho que pouca gente consegue manter essas doses homeopáticas (pequenas e bem mastigadas)...a maioria abusa, e não tendo sentido crítico nem distanciamento...embrutece...rsrs
    BEIJOSSSS
    Sempre gosto de vir aqui ler seus textos!

    ResponderExcluir
  4. Mas Marli, tem coisas mais culturais na televisão, por exemplo, a programação da TV Educativa, até a TV Senado...

    No final, o que pessoal escolhe ver fica sendo responsabilidade da própria pessoa definir...

    Fique com Deus, menina Marli.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Para mim TV são os documentários da History Chanel, da Discovery e da NetGeo e filmes, claro.


    Um beijo, Anjo!!!

    ResponderExcluir
  6. Vejo muito pouco, quase nada TV.
    Exploração de miséria vezes miséria e desgraça.
    Optei por ler os jornais e ficar com a perspectiva.
    Há muitas coisas que não entendo nas programações da TV.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marli
    Estava "vendo" vc falar e vendo-me a mim própria.
    Neste aspecto estamos em perfeita sintonia. Vejo TV muito raramente, mas "ouço" todos os dias. Quando me levanto e vou tomar o pequeno almoço (café da manhã...) ligo a televisão no canal das notícias e vou ouvindo enquanto como.
    Já vi muitas novelas brasileiras (muito boas, diga-se de passagem); presentemente falta-me paciência.
    Ah! e também vejo na companhia dos netos, ao fim de semana :)))

    Noite feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá Marli, é bem verdade as vezes precisamos de um tempinho para se dispersar a realidade.
    Atualmente o faço com seriados, ou algum filme... Mas sou réu confesso odeio as novelas de hoje, são cheias de adendos antes desconhecidos nos horários. E passam até uma idéia (a meu ver) repugnante...
    Mas enfim, melhor que a realidade nua aos olhos, muito bem exposto por você.
    Beijos!!

    Menos TV e mais blogagem,... rsrs

    ResponderExcluir
  9. Olá marli
    E gosto muito de filmes.
    Novela, vc acreditada que estou assistindo as reprises??? Por Amor e Sinhá Moça...Pois as atuais eu não estou achando graça...rsrrs
    Ando vegetando um pouco demais ultimamente...
    Mas são fases ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá marli
    E gosto muito de filmes.
    Novela, vc acreditada que estou assistindo as reprises??? Por Amor e Sinhá Moça...Pois as atuais eu não estou achando graça...rsrrs
    Ando vegetando um pouco demais ultimamente...
    Mas são fases ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Sou noveleira de carteirinha, mas só a das "oito" ou seja, a bola da vez, aquela comentada nos salões de beleza, etc. Aliás, se ninguém assiste, como é que sempre vira assunto nas rodas? rsrsrs...
    ou vai ver que eu estou nas rodas sociais bregas,rsrs
    Sem descuidar das informações necessárias e da realidade, acho uma terapia...
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. OI, Marli

    eu já sou bem televisiva. tenho TV no quarto e ela vive ligada. Muitas vezes não sei o porquê, mas está.
    Assistir mesmo, até gosto de muitos programas jornalísticos e muitas reportagens.
    Por vezes ligo, fico mudando e canal e ligo o 'timer'. Esqueço.
    Mas que gosto, gosto, sim.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  13. Oi Marli!! Pois é, acho engraçado também as estatísticas contrariarem o que as pessoas dizem. Alguém deve estar enganado! Quanto a mim, confesso que já fui muito mais televisiva. A vida, o tempo (ou a falta dele), as filhas, tudo isso foi me afastando aos pouquinhos da telinha. Mas, não vou dormir sem assistir aos meus programas de "rárárá" como a minha mãe chama (seriados americanos, com a risada de fundo).
    Distrai a cabeça, parece que entro lentamente num estágio de pré-sono e durmo que é uma beleza. Pronto! ASSISTO TV!! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  14. Marli, eu gosto de TV, mas não curto a Globo e o SBT. Acho a programação demasiadamente repetitiva, o mote das novelas é sempre a mesma coisa, passa ano e nem as tramas mudam. Os apresentadores não se renovam, os programas de auditório não ganham novos quadros... acho que as TVs precisam renovar os formatos, e por isso Globo e SBT deveriam despertar no tempo. Mas não há como negar, ainda passo bom tempo assistindo TV, mais do que deveria, rsrsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Marli,
    Muito boa postagem, falando com sinceridade de algo que faz parte de nossas vidas. Mas também ando me afastando da TV, acho que perdeu DEMAIS na qualidade. Uma pena, pois tem tudo para ser uma boa distração. Saudades das boas minisséries, das novelas sem apelação, do bom jornalismo. Futebol só com a tecla MUTE acionada (rs). Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  16. Marli, eu já assisti muito TV, mas depois que pequena Bia nasceu fui aos poucos me desligando e se eu morasse sozinha, minha TV passaria dias sem ser ligada, mas gosto de novelas, eventualmente, ou de filmes.
    Mas é verdade, sim, que a audiência de TV apenas com canais sem serem pagos tem caído, justamente pelo advento da TV Paga, mas ainda assim é muito alta quando comparamos a audiência de TV de outros Países e da Internet, já que muitos programas podem ser vistos na telinha menor.
    Desculpe, o comentário mas é que como sou publicitária e trabalho na área de mídia tenho contato diário com os dados do IBOPE, mas ainda assim, a audiência da novela das oito, principalmente, é enorme - rs.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli!

    Gostei da sua abordagem.
    Sabe o que é chato no ser humano? Querer ser diferente e ser tudo igual! hahahaha É tanta hipocrisia que sei lá viu rsrsrs. Eu amo ler, amo ficar na internet lendo, escrevendo, estudando, vendo imagens lindas, amo ouvir música, dançar, montar apostilas p/ os meus cursos, enfim...eu amo televisão!!! Gosto dos filmes, gosto de Ana Maria Braga (sempre dou uma espiada qdo dá, e qdo tenho todo o tempo assisto o programa inteirinho), discovery, national geografic, home & health, enfim TUDO rsrsrs, só depende do dia! Sou muito mutante sabe rs, cada hora quero uma coisa, então danço conforme a minha música e não a dos outros, cada um sabe o que o deixa feliz não é mesmo?! Concluindo, tudo é válido, gosto é gosto, e cada um tem o seu.
    Amei a sua abordagem.
    Grande beijo flor.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  18. marli, está cada vez mais difícil assistir televisão nos últimos tempos. não tenho paciência para novelas, eu já fui viciada em novelas, mas graças a Deus me livrei disso...Meu cérebro agradeceu!
    Boa postagem!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua crônica, Marli! Olha, eu assisto novela também. A das oito. Não é só uma válvula de escape mas também o admirar de uma obra de arte que se torna o fazer novelas. E a vida também e feitas desses momentos, de distração, de relaxamento. Boa noite, beijos no seu coração ;)

    ResponderExcluir
  20. Adoro aquela enormes casa de pobres que eles colocam na novela. De tudo um pouco na vida.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Olha, não digo que a tv emburrece a gente,poios tem coisa boa também. Mas da Globo, só vejo Esporte Espetacular e Globo Rural. Última novela que vi foi o REI DO GADO. O resto é tudo igual. Indiferente disso seu texto está ótimo

    ResponderExcluir
  22. Completando, na minha opnião as únicas novelas que prestaram na tv brasileira foram: Meu pé de laranja lima, Mulheres de areia(a primeira com Eva Wilma), O Bem amado,Tieta,Rei do gado, Pantanal, A viagem( da tv Tupi) e talvez mais umas duas que não lembro agora. O resto, os enredos sçao sempre os mesmos.Aqui pra nós, novela italiana de novo? E regravar "ti ti ti"?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    Que felizes esses netos com uma avó assim. Grande abraço, ótimo final de semana!
    Adh

    ResponderExcluir
  24. Marli querida... que seja lindo seu final de semana florzinha!
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  25. Com relação à tv eu tenho agido como fiz com a bebida. Digo sempre que estou me libertando. É, trata-se de libertar, afinal a tv também é um vício que nos contaminou a quase todos. Mas também não digo que a odeio 100%. Eu vejo muitos documentários, filmes, sou viciado em notícias, minisséries. Só não poporto mesmo os tais programas de auditório, os atuais humorísticos idiotizantes e as novelas, confesso que já gostei mais. Hoje só se for alguma temática ou de época para me atrair. Como a minha cachaça é agora a literatura, vou administrando. Na hora de dormir por exemplo, não consigo pegar no sono se a tv não estiver ligada. É mole? rsrs. Abração. Marli, a própósito, o lançamenteo foi mais um sucesso dentro dos parâmetros de um escritor não conhecido no Brasil. Muitos amigos e o que mais me encantou neste, foi a presença de muitos estudantes levados por aquelas professoras mais incentivadoras de leitura. Só não compraram livros, sabe como é a grana de estudantes, né? Paz e bem.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marli
    Obrigada pelo seu comentário, de que gostei imenso.
    Eu nunca li nenhum livro de Leo Buscaglia, mas a próxima vez que for às compras vou ver se encontro.
    Tenho vários excertos, de escritos dele, guardados; um, precisamente desse livro que vc refere - Vivendo, amando e aprendendendo - que pensei em publicar a seguir às 3 histórias, mas pareceu-me que o post iria ficar demasiado longo.
    Olhe, tal como este comentário :)))

    Noite feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. Ei Marli. Eu acho que é esse mesmo o real motivo da novela. Transportar o telespectador para o mundo o qual ele anseia, mas do qual não pode participar. É por isso que é tão caro, porém rentável, anunciar no "horário nobre": quem se enxerga ali naquele padrão exibido, está ali de olho na telinha.

    ResponderExcluir
  28. Oi Marli!
    Eu vejo muita Tv, acho que é efeito colateral de viver sempre sozinha em casa, daí ela funciona como se tivesse alguém comigo, conversando... sou doidinha da cabeça, né? rs....

    Agora alguém que me irrita muuuuito é Faustão...affffff... é um ser condizente com a cultura do nosso país.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  29. olá maravilhosa!! Olha só e estou com vc, em seu pensar, em primeiro lugar quero fazer um comentário sobre o assunto, sabe Marli tem pessoas que entram em meu blog e escrevem ...ta faltando vc em meu rol de seguidores... PODE amiga!!detalhe só isso, então pq tanto ego, apenas querer ter mais seguidores, não é assim Marli, blog não é uma competição, é um dar e receber múltuo né, ao menos eu acho, eu entro nos blog dos amigos e de novos blog p/ alimentar minha alma meu sentimento meu coração de coisas boas, seja poesia seja blog espiritual, sendo uma boa leitura eu sigo, não precisa exigir nada de ninguem, mas o ego é maior que o divino na maioria, ta tudo certo a evolução só vai demorar mais a chegar p/ estas pessoas..., pq penso que o impossivel não existe só demora mais pra chegar!
    Bom eu amo a série Hause, e quando estava no Br. via sempre não perdia um. Aki passamos por um terremoto a uns 3 dias atras, deu medinho, mas preciso me acostumar com a furia da natureza daki...rs, eu fiquei uns dias sem net pois me mudei, agora to aki te lendo te admirando pela franqueza, vc é D+. Bom eu adorei seu afeto em meu blog, tenha uma semana maravilhosa, e vc me deu uma idéia de fazer um post sobre o tema que mencionou sobre honestidade na net sobre blogueiros, adorei.
    com carinho
    Hana

    ResponderExcluir
  30. Ai gente, que legal essa interação, que bom a gente falar um pouco da nossa vidinha. Aliás, esse é de longe o melhor assunto que existe! Rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli