sábado, julho 31, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - SENTIMENTOS - MEDO

Olá!

Nessa ´postagem o sentimento é MEDO.



Não tenho medo. 

Aos vinte e poucos anos de idade decidi que nunca mais teria medo. Não estou falando do medo das doenças, dos desastres, do controle social, da morte. Refiro-me a outro tipo de medo, aquele parecido com pavor. 

Posso dizer que numa fase de minha vida eu fui a personificação do medo. Tinha medo de muitas coisas, mas o escuro particularmente me descompensava. A sensação era terrível, como se alguém, uma sombra, andasse no meu encalço. Eu ficava paralisada de terror. E virava um trapo. Recordo-me que a última vez em que tive medo, quase enfartei. Foi um episódio banal, mas o medo foi atroz. Um divisor de águas em minha vida. 

Naquele verão, minha filha era bebê e estávamos em férias, na praia, numa casa à beira-mar. Era uma noite agradável, super comum. Meu marido, ali pertinho, comprando cerveja para nós. Tudo numa boa. Até o momento em que a luz apagou e ficamos na escuridão. Minha filha e eu. 

Comecei a tremer e a sentir aquela sensação cruel... e a ouvir os barulhos do medo... Santo Cristo, ouvia o mar, o vento... tudo em proporções assustadoras... e o pavor começou a tomar conta de mim. Uma doideira só. Pois não é que de repente, sem saber como, abandonei a agonia e num lance de coragem resolvi encarar a situação? Consegui mover-me, abri a porta e saí com meu bebê no colo, sozinha, no escuro. Eu tremia, mas continuava segurando minha filha. E o desespero foi passando. (Sei, isso foi um milagre).

Ficamos ali na areia, pertinho do mar, quietas, nenhum pio. Foi então que notei o céu..., sem lua, mas todo estrelado. Abracei minha filha e uma calma desconhecida inundou meu coração. E fiz a promessa que transformaria para sempre o meu viver. Prometi, com todas as minhas forças, que nunca, nunca mais teria medo! E os anjos disseram amém. E anunciaram ao Pai os meus propósitos. O tempo que segui vivendo confirmou essa certeza. 

Na volta pra casa, continuava escuro, mas andei a passos lentos, sem tremer. Meu coração estava sossegado. 

Agora, resumindo aqui pra você, noto que faltaram alguns detalhes. É que não encontrei as palavras. Mas acredite, foi uma coisa muito louca. Quem conhece o medo intenso, sabe muito bem o que passei.

Hoje em dia, quando lembro daquele episódio, renovo minha certeza: Anjo-da-Guarda existe sim! E o meu não brinca em serviço! Não quero nem imaginar o que poderia ter acontecido com minha filhinha, tal era o estado em que eu me encontrava. Meu anjo? Nota mil! Mas, pensando bem, acho que foram os dois anjos, o meu e o da minha filha, que uniram as forças e seguraram aquela onda. Aleluia!

Okok, mas o que restou disso tudo?  Uma coisa muito boa. Nunca mais senti aquele tipo medo. Não, não me olhe assim, eu também não entendo. E alguém, por acaso, entende os anjos? 

Desculpe o atraso na postagem. Minha conexão simplesmente sumiu!! Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do blog Café com Bolo.

Beijos. Fui.

39 comentários:

  1. Minha amiga Marli,
    Eu fiz o caminho inverso.Já fui super corajosa, nada me metia medo, mas uma dia aconteceu algo e eu tive tanto medo, mas tanto medo que achei que não conseguiria suportar e depois desse dia, passei a ter medo de muitas coisas, entre elas viajar de avião.
    Beijinhos e boa noite

    ResponderExcluir
  2. Marli!!

    Quanta saudade! Até parece que fiquei uma eternidade longe! Pois bem, só passei para trazer-lhe um afetuoso abraço. Depois volto para ler mais, saber mais de tudo aqui escrito nestas duas últimas semanas.
    Depois, com calma e tempo...

    Meu carinho a você, Marli!

    ResponderExcluir
  3. Marli
    Tinha achado muito estranho você não estar por aqui com suas histórias.
    Eu nunca senti o medo assim dessa forma como você e outras pessoas descreveram, mas já tive os meus, claro!
    Mas que anjo bom esse seu heim?
    Mas na minha opinião, quem lhe deu essa força enorme, foi mesmo o seu bebê. Quando nos tornamos mães, passamos a ter força sobrenatural.
    Mas que bom que o medo se foi.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Santos anjos, felizmente, tudo terminou bem. Um grande beijo para você, Marli. Um ótimo final de semana :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Marli!
    Eu me lembro de ter medo demais do escuro, quando criança. Nessa fase temos medos banais, depois os medos vão tomando outras formas e proporções, como por exemplo, medo de que algo aconteça aos nossos familiares e amigos. Um medinho é até aceitável, mas deixar isso ser o centro da nossa vida torna nossa existência insuportável... Quando começo a ficar muito paranóica nesse sentido peço a Deus que me livre desse incômodo, e sempre dá certo.

    Grande beijo.

    Clau Finotti

    ResponderExcluir
  6. Medo faz parte da nossa natureza pois faz parte do instinto de preservação. O mal é o medo alimentado que tanto nos prejudica.
    No teu caso, creio que você, de uma certa forma aprendeu a dominar-se, mas ele está ainda dentro de você.

    Minha amiga, um beijo!

    ResponderExcluir
  7. O medo não tem lógica, o pavor, não tem tamanho.
    Milagres de amor tb não!
    Coisa mais linda essa tua história, li e reli, pra captar tua emoção - a minha tomou conta, e nessa hora a gente fica mesmo sem palavras, como tão bem disse vc, pra descrever o indescritível...
    Anjos existem sim, eu acredito neles, e levaram pra bem longe teu medo, viva!!

    Adorei!!
    Bjos, ótimo domingo pra vc!

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli
    Senti sua falta, vim aqui ver seu post e vi que "vc não estava presente".
    Exemplo vivo do confronto do medo e da superação. Se tivesse contado antes estaria ilustrando parte do que escrevi na coletiva.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi minha flor!
    Eita história bonita hein!? Vou me lembrar de vc qdo estiver no escuro, pois tbm tenho medo, sinto muitas presenças e fico passada menina! Muito bonito o que contou, uma bela história de fé eu diria.
    Um grande beijo.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marli

    Senti sua falta e até comentei com a Glorinha.
    Também estou com uma briga com a OI por aqui e bem antiguinha por sinal. Cada dia é uma desculpa.

    Marli, o teu medo foi tanto que vc não pensou que corria mais risco saindo sozinha e com um bebê no colo.
    Eu teria feito o inverso, fecharia tudo e acenderia nem que fosse o fogão. O seu "anjo da guarda" e o da sua filha estavam bem atentos mesmo.
    Que história...Meu Deus!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  11. "As sementes do medo não brotarão nos teus olhos inocentes,
    Nem a noite marcará com tinta opaca teu pequenino coração.
    Eu te prometo alcançarmos nossa bandeira, onde nenhum sapato possa alcançar
    E cantaremos canções livres como as borboletas,
    Brincaremos com o vento e o arco-íris,
    Sem bicho papão ou boi da cara preta."

    Eu guardo esses versos desde quando a minha primeira filha nasceu, há 24 anos. Eu lia constantemente para ela quando tinha medo (e eu também tinha muitos medos). Também acho que foi a junção de dois anjos da guarda que nos fez superar tanta coisa que passamos depois. Então, ofereço a você. P.S: até hoje não consegui descobrir o autor. Abração, Marli. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  12. Marli !

    Obrigado pelo comentário generoso em solidariedade ao amigo assassinado por defender animais na cidade de Bajé, o que constitui uma vergonha para nós, gaúchos !!!

    Beijo

    www.professorpizarro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Seja o medo ou qualquer outro tipo de sentimento,não importa... tudo é emoção que nos faz viver.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Que foram tão bonita de ultrapassar seu medo...os anjos ás vezes estão acordados mesmo. Sabe Marli, todas as postagens dessa blogagem colectiva, tocavam em medos mais colectivos, mas vc tocou num medo individual que aflige muita gente. Esse e outros...andar de avião, túneis (eu confesso que descobri que tinha fobia, uma vez, numa viagem pela Europa, atravessando um túnel longo e cheio de carros, de repente comecei a transpirar, a ter falta de ar, etc, foi muito mau mesmo...e até hoje não sou capaz de estacionar em parque subterrâneo),multidões, etc.
    O medo depende em grande parte da nossa cabecinha...mas que os anjos ajudam não se discute!
    BEIJOSSS
    PS VC VIU A DICA QUE LHE DEIXEI SOBRE O HUGH LAURIE?

    ResponderExcluir
  15. Oi Marli.
    Que graça o seu blog, mais tarde vou dar uma boa lida, com certeza voltarei aqui!!!
    Comente com a sua filha sim do "1-2-3 Magic", tenho certeza que ela te agradecerá para o reeeesto da vida...é um achado dos deuses!!!
    Obrigada pela sua visita!
    Minha mae é de Venancio Aires, Rio Grande do Sul,você ja ouviu falar?
    Bjs,
    Tati.

    ResponderExcluir
  16. Marli, eu concordo com a Macá, em seu comentário acima. Naquele momento a mãe, no instinto de proteção, lançou-se adiante, rompendo seus próprios limites. Seu anjo da guarda pode até ter dado uma "mãozinha", mas foi o amor desmedido, intenso e profundo que fez brotar a coragem. Naquele momento não existia Marli. Existia a filha. Nada mais seria enxergado.

    E, claro, ao longo da vida, quantas e quantas vezes nos desprendemos dos medos em nome deste mesmo amor?! Muitas e incontáveis, nem sempre com consciência delas!

    Importa que o seu estágio avançou-se, maturou, superou os limites "humanizados"!

    Eu ainda carrego alguns... rsrs E bem engraçados!

    Abraços, Marli! É sempre muito bom estar aqui!

    ResponderExcluir
  17. Marli
    Anjo-da-Guarda existe sim! E ele já me tirou de muitos apuros.
    Com carinho adorei este texto mas não perdi o meu medo

    ResponderExcluir
  18. Oi Marli, que estória tocante! Mas concordo com o Jorge, aí em cima: o medo é uma forma de preservação. Sentimos medo quando nos sentimos ameaçados e isso é não só normal, como salutar. Vc venceu seu medo, pq introjetou que ele estava te fazendo mais mal do que te preservando e poderia causar um mal maior à tua filha...ui a "psicóloga" fajuta, Glorinha, deu o diagnóstico...hehe...eu acho que nós somos nossos próprios anjos ou nossos próprios demônios...tudo está lá na nossa mente...ego, superego, inconsciente...está tudo marcado desde a nossa concepção...cabe a nós, quando conseguimos, vencer, sobreviver e deixá-lo lá, guardado nalgum cantinho pra quando for realmente necessário. Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Somos mais fortes quando amamos...

    Fique com Deus, menina Marli Borges.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá Marli, obrigada pela visita, cá estou também conhecendo o seu blog hoje, gostei muito dos seus textos. Quando ao tema desse seu post, de fato o medo só pode ser vencido quando o encaramos com a forte decisão de vencê-lo e isso fica bem mais fácil quando contamos com ajuda de fortes coadjuvantes, os anjos. Bjo

    ResponderExcluir
  21. Olá Marli!
    Também senti sua falta e igualmente estive aqui na sexta à procura do seu post...
    Que história mais linda...salve o Amor!
    Salve os Anjos!
    Ser vencedora é bem o seu estilo, não é?rs
    Um beijo gostoso sem medo nenhum!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  22. Oi, Marli.
    Eu acredito na proteção dos anjos. Creio que os anjinos de vocês lhes protegeram e lhe deu segurança. Nào estou participando desta blogagem, estou com a coluna em frangalhos. Estou pesquisando para saber o que é. Não dá para ficar muito tempo sentada no/e com-puta-dor.
    Bjs
    P.S. Não estou conseguindo postar comentários, deve ser probleas com minha conta. Já é a terceira tentativa. vamos lá.

    ResponderExcluir
  23. Marli que relato o seu. E pensar que o medo pode nos paralizar, mas acho que naquele momento, embora o medo se fizesse presente, o cuidar e manter o bem-estar de sua filha, provavelmente foi o fator decisivo para que você fosse mais forte. Acredito que os dois anjinhos tenham dado as mãos, sim.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  24. Marli,
    Que bom que através de um gesto de coragem, acabou de vez com seu medo!
    Linda sua história e emocionante também...

    Eu como disse em alguns blogs que partcipam desta coletiva, temo apenas por minhas filhas...Fico pensando nas coisas ruins deste mundo e o que possa acontecer a elas...Mas do resto eu encaro também com forças.

    Bjs e uma ótima semana para vc!

    ResponderExcluir
  25. Oi eu bem que senti sua falta aqui na sexta!!!
    Vc teve realmente deve ter tido dois anjos de guarda naquela noite terrível heim. Obrigado por sua visita e por nos contar seu medo maio. um beijo sem medo par vc no coração.

    ResponderExcluir
  26. Olá Marli! Pelo texto aqui descrito acredito tratar-se de uma fobia, no caso medo de escuro e que foi superada em um momento de pura ternura e amor. Afinal o amor pode curar tudo! Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Poucos sentimentos são tão destrutivos e limitadores quanto o medo! Vencê-lo é um grande passo em nossas vidas... quando aprendemos a encará-lo de frente, ele se acovarda, fica pequenininho e desaparece!

    Parabéns por vencer seus limites!!!
    Adorei.
    Jr.

    ResponderExcluir
  28. OLá Marli,
    Só hoje consegui vir cá, tenho andado com outros afazeres.
    Gostei da sua história, mas o que eu considero é que vc se sentiu responsável pela sua filha e venceu o medo. Eu penso que nós podemos ser os anjos da guarda de nós mesmos. Tudo começa na nossa cabeça e tem que ser trabalhado na nossa cabeça.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  29. oi minha linda, vc perguntou se alguém entende de anjos. sabe que já li muito sobre anjos e ouvi muito charlatão falar sobre esses meus amigos do peito. fiquei tão brava com a conotação usada para falar de anjos em todos os casos, sentiram tanta necessidade de colocar esses seres maravilhosos e amigos em pedestal e tão inatingíveis que fiquei com tanta raiva que pra mim chega, meu anjo da guarda é meu e ninguém tasca. criei meus filhos de modo a eles acreditarem nos anjos e eles estão agora com quase 30 e 28 anos e ainda recorrem a eles com respeito e carinho. acima de tudo muito carinho. assim é nosso amor pelos anjos da guarda. eles existem sim, ô como existem!

    ResponderExcluir
  30. Penso que o medo terminou depois que o enfrentaste.
    E a calma veio exatamente do tamanho do medo que tiveste.
    Também não tenho medos, enfrento tudo...
    Claro que se a gente estiver (Deus nos livre!) em situação de perigo, o medo vem, é normal e saudável,rsrsrs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. MInha amiga Marli, você tem toda razão. Por acaso sabemos o que os anjos maquinam para nos protegerem? Que bom que um grande mergulho foi seguido de uma saída triunfante da água! E, desde então, é assim que você tem seguido: com a cabeça acima das ondas! Milagre? Acredito que sim... Um beijo enorme!! Deia

    ResponderExcluir
  32. Oi Marli, que história incrível! Eu também acredito, e sinto as mãos, de anjos. Sinto que esta força é quase palpável e nos protege nos momentos de maior aflição. Já estive amparada desta maneira em momentos críticos da minha vida, em especial questões de saúde. Sempre surge uma calma, uma tranquilidade, uma certeza que nem sei explicar. É o tal do "ser carregada no colo", só pode ser.
    Amei ler seu relato. Quem sabe eu me torno mais corajosa assim, full time? É que quando penso nisso percebo que teria que encarar as baratas e aí, adio mais um pouco... heheheh
    Beijos (após um testamento...)

    ResponderExcluir
  33. Oi Marli!

    Só hoje consegui passar por aqui para ver sua postagem sobre o MEDO!

    Adorei!!

    Anjo da Guarda existe, sim!

    Beijos
    Lia

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  34. Marli!

    Que os ajos digam amém, deve ser muito ruim a sensação do medo, já passei por fases difíceis na minha vida (Cancer de Mama), mas, sempre confiei em meu Deus e acredito em nossos anjos da guarda, por isso nuunca senti medo..., até faço coleções de anjos por que admiro e acredito neles.

    Que bom que você venceu tudo isso e graças a Deus o medo se foi. Muito interessante sua história...

    Que Deus te proteja.

    ResponderExcluir
  35. Anjos existem e sempre os chamamos com mais fé na hora do desespero, mas eles atendem sempre da mesma forma, nunca nos abandonam.
    Não me canso de te dizer o quanto gosto dos seus textos, muito bom.

    ResponderExcluir
  36. O medo sóp ode ser vencido se for enfrentado, não é mesmo? Até acho que bom termos alguns medos, senão a gente apronta, só não pode virar uma constante, uma doença. Beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá, Marli!

    Estou participando da blogagem coletiva sentimentos e emoções.
    Diante de tantos medos apresentados, a sua história nos reforça que a maneira sábia de vencê-los, é enfrentando. E nos anima saber que não estamos sozinhos, que nossos guardiões estão por perto, pra nos proteger.
    Acho que também os anjinhos aqui de casa, são bem atuantes, graças a Deus, hehehe.

    Bjos :)
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  38. Uau, que comentários, gente!
    Obrigada, vcs são muito bacanas.

    Vou emprestar as palavras da Denise para dizer uma coisa.
    Ela disse o seguinte: "O medo não tem lógica, o pavor, não tem tamanho. Milagres de amor tb não!"
    É isso gente, e não encontrei as palavras para fazer a descrição perfeita porque eu estava diante do indescritível. Ainda bem que vocês entenderam. Gracias. Bjssssssss

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli