quarta-feira, junho 02, 2010

O DECLÍNIO COGNITIVO

Olá, pessoal!

Beleza, zilhões de comentários, avalanches de carinho!  Obrigada gente, ainda bem que tenho vocês, que são tão legais. Muitos beijos e abraços. Fiquem com Deus.

Andei dando uma olhadinha nos meus guardados e olhaí o que achei! Um "Teste Para Avaliar o Declínio Cognitivo de Todos Nós" (In Longevidade do Cérebro: um programa médico revolucionário que aprimora a mente e a memória. - Dharma Singh Khalsa e Cameron Stauth, RJ. 2005, p 26.) 

Bom, "todos nós", alguém até pode achar uma expressão exagerada, mas na falta de outra melhor vale essa mesmo. Pretendo com esse post chamar a atenção para o cuidado que devemos ter com a memória, afinal é ela a única responsável pela nitidez dos retratos de nossa vida.  

Ouvi não sei onde, que uma pessoa sem memória é como um relógio que se derrete, colocação que acho perfeita, ainda mais quando a gente observa essa imagem forte, que sinceramente, não conheço nenhuma outra que transmita com tanta presteza a devastação que assola o ser humano, quando a memória se vai. Chama-se "A Persistência da Memória", (Persistance de la mémoire, 1931) de autoria do pintor catalão Salvador Dalí.




Através dos relógios moles e dependurados, ele mostra o tempo e a memória: o tempo é mutável e relativo e na memória, o passado e o presente se fundem. Dizem os entendidos, que esse quadro nasceu de um sonho que o pintor teve com um camembert escorrendo. Gente, olhem só a genialidade dele: pintou o tempo, que come e também se come.

Esse assunto é muito sério e nós também, não é? Mas, vamos dar uma relaxada que ninguém é de ferro, depois a gente engrena de novo, ok?  Se você não quiser ler, pode pular essa parte, não me importo.
Três senhoras muito velhinhas se reúnem para o chá da tarde. 
– Puxa, acho que estou ficando esclerosada – comenta uma delas.
– Ontem eu me peguei com a vassoura na mão e não me lembrava se já havia ou não varrido a casa. 
– Isso não é nada – diz a outra. – Outro dia eu me vi de pé, ao lado da cama, de camisola, e não sabia se tinha acabado de acordar ou se estava me preparando para dormir. 
– Cruzes! – fez a terceira. 
– Deus me livre de ficar assim! Isola! – e deu três batidinhas na mesa: “toc-toc-toc.” 
Olhou para as outras e emendou: 
– Esperem um pouco que eu já volto! Tem gente batendo na porta!

Voltando...

Carreguem as baterias e... vamos ao teste!

1.   De vez em quando esqueço qual é o dia da semana 
2.   Às vezes, quando estou procurando alguma coisa, esqueço o que estou procurando. 
3.   Meus amigos e minha família acham que estou mais esquecido(a) agora do que costumava ser. 
4.   Às vezes, esqueço o nome de meus amigos. 
5.   É difícil somar números de dois dígitos sem escrevê-los. 
6.   Frequentemente não atendo aos compromissos por esquecê-los. 
7.   Raramente sinto-me animado(a). 
8.   Agora, os pequenos problemas me aborrecem mais do que antes. 
9.   É difícil me concentrar por mais de uma hora. 
10. Sempre esqueço as chaves, e quando as acho, nunca me lembro de as ter colocado ali. 
11. Estou ficando repetitivo(a). 
12. Ás vezes, me perco, mesmo quando estou dirigindo em algum lugar onde já estive. 
13. Com frequência esqueço o argumento que eu estava tentando expor. 
14. Para me sentir mentalmente atento(a), dependo da cafeína. 
15. Agora levo mais tempo pra aprender do que antes. 


RESULTADO: Acima de 9: você pode estar com debilitação da memória associada à idade. Acima de 12: você está com sérias dificuldades. Deve estar nos primeiros estágios do Mal de Alzheimer, e precisará de um teste mais completo e assistência de um médico.

CUIDADO!
Vamos evitar que os arqui-inimigos (o AL e o ZHEIMER) se encontrem na nossa "casa". Se eles se encontrarem a gente dança. Desconfiou da memória? Corre pro médico! 

A memória é a mente. Por isso, os desmemoriados são denominados sem mente. A alma vivifica o corpo; o ânimo exerce a vontade; Quando o conhecimento existe, é mente; Quando recorda, é memória; quando julga o reto, é razão; Quando espira, é espírito; quando sente, é sentido.” Isidoro de Sevilha (c. 560-636), Etimologias, XI, 1, 13.
“E tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo:‘Isto é o meu corpo que é dado a vós. Fazei isto em minha memória.’” (Lucas, 22, 19).
Até breve!
Marli

23 comentários:

  1. Olá Marli
    Adorei o post.
    Fiz o teste, e gostei do resultado, mas nossa memória tem que estar constantemente em execício pra manter-se alerta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei mais tranquila...rsrsr
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, excelente teste... me saí bem, por ora...
    Que seja assim por muito tempo!
    Tudo de bom pra vc também...
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli, saudações... Ja disse que adoro suas postagens?? rsrs
    E com esta não foi diferente é claro, fiz o teste e me saí bem (creio eu) rsrs
    Não atingi a marca de 5 ta bom né?

    Beijos, postagem muito legal além de muito prestativa...

    Beijos e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  5. Marli fiz o teste e o resultado foi bom, mas de qualquer maneira é bom sempre exercitar a memória.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Marli,
    Olha, fui bem no teste também, mas sou daquelas que tenho isso incutido todos os dias em meus pensamentos - morro de medo de ficar demente, esquecer das coisas e ficar desmemoriada, por isso exercito-me lendo muito e volta e meia escrevo um post sobre o assunto.
    Muito legal você falar por aqui também.
    beijos cariocas e bom feriado!

    ResponderExcluir
  7. Marli, muito bom o seu post, outro dia eu estava pesquisando sobre o assunto. É muito bom e necessário lembrar de não esquecer. Bjossss

    ResponderExcluir
  8. Amém está tudo bem rsrsrsrs, meninaaa, fiz o teste c/ o coração na mão rs...minha avó materna teve alzheimer, que judiação!
    Vamos cuidar, tentar prevenir é tudo né amiga?! Obrigada por compartilhar este teste tão útil.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  9. Amém!! Que bela memória, foi buscar um escrito seu muito importante e necessário para todos nós. Cuidar do corpo e da mente. Maravilha, Marli. Valeu. Um grande beijo e um bom feriado para você, ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marli

    Como é triste uma pessoa com mal de Alzheimer. Tenho muito medo.
    Ainda mais mais que já nasci meio "esquecidinha". rsrs

    Excelente post. É importante lembrar de não esquecer, exercitando nossas mentes.

    Bom feriado!

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkk

    Mais de 12!!!

    Será que ainda tenho cérebro? Ou tenho alzheimer desde os 12?

    Adoro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Marli!
    Que teste interessante...me saí muito bem, Graças a Deus! Já pensou morando sozinha ficar desmemoriada?
    Valeu!!!
    Beijo gostoso e bom feriado!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  13. Olá Marli,
    Excelente seu post!!!
    Estamos vivendo em uma época que o LUXO DO SÉCULO É O TEMPO...As horas passam muito rápido. Está tudo muito confuso e agitado.
    Temos que parar..Refletir..Perceber que temos coisas tão preciosas ao nosso redor...Temos que cuidar melhor do nosso corpo e da nossa mente.
    Fique bem.
    Bjs mil

    ResponderExcluir
  14. É isso aí...é preciso estarmos sempre atentos aos sinais....
    Bom feriado amiga!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  15. Ainda posso ficar calma por algum tempo - resultado baixíssimo no teste... peraí, que teste? Eu já fiz? rsrsrs Bricandeirinhas a parte, no dia a dia podemos ajudar o nosso cérebro a se exercitar. Passatempos como palavras cruzadas, sudoku são uma verdadeira ginástica mental! Excelente lembrança para uma véspera de feriado - lembremo-nos de exercitarmos a caixinha lá de cima. O resto do corpo agradece! Um beijo, Deia.

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde!! Excelente esse texto sobre Alzheimer*** Prevenir é a solução!! Exercitar nossa mente constantemente. Não podemos parar!!Aminésia atualmente faz parte da maioria da população.Às vezes apesar de...Persistimos!!Abços de luz.

    ResponderExcluir
  17. Oi,Marly.Muito bom isso.Minha nota foi 5, então estou bem.Tenho excelente memória para endereços, fones, números, dificilmente uso agenda, mas... mas... sou meio desligado. Se tiver que dar um recado impportante a alguém, falo com ela durante horas, mas o recado eu esqueço. mas deu um grandealerta, eu procuro não usar calculadoras ou caneta para fazer contas, justamente para manter exercitado. Ah... e escrevo todo dia, acho importante também. Beijos

    ResponderExcluir
  18. "A memória tal como os músculos precisa exercitar-se frequentemente sob pena de atrofiar." Isso eu li de um homem de quase 90 anos, lúcido e produzindo intelectualmente até hoje. (Eliezer Batista). Suas dicas e posts são sempre muito bons, Marli. Aqui eu não esqueço de comparecer nunquinha.rsrs. Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  19. Gostei Marli muito bom .
    Um assunto que poderia ser enfadonho e li sem respirar rsrs
    É preocupante quando começamos a esquecer esquecer rs
    Ainda tenho um prazo até lá .
    Abraços Marli

    ResponderExcluir
  20. Olá, Marli.

    Fiquei super feliz de encontrar você no meu bloguito e mais ainda quando entrei no seu cantinho e me deparei com esse chá de cultura. Seu blog é especial, muito esclarecedor.

    Gostei muito do post. Vou fazer com minha sogra porque ela está bastante esquecida.
    Fiz o teste, por enquanto não preciso me preocupar, rsrsrsrs.
    Bjs: Tia Ném.

    ResponderExcluir
  21. E aí guria? Bom, menos de 9! ehehe .... Amei a postagem!!!!!!!! Vou continuar a exercitar a minha memória!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Muito interessante este seu post e
    o exercício que nos propõe.Já lidei
    de muito perto com a doença de
    Alzmeir e sei de uma pessoa que aos
    53 anos lhe foi diagnosticado o início da doença.
    Estamos todos sujeitos a...
    Portanto estarmos alertas para ter
    a coragem de dizer ao nosso médico
    é importante.
    Saudações bloguistas./Irene

    ResponderExcluir
  23. =====================
    Olá! Aqui estou
    R E S P O N D E N D O
    =====================

    Obrigada todos. Vi que gostaram do post e acharam bem útil. Que bom que todo mundo passou no teste. Eu também, acabei de fazê-lo com sinceridade e...Ufa! \o/ :))

    Bjssss, um montão.

    Marli

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli