quinta-feira, maio 13, 2010

JUSTIÇA ATRASADA

Olá!

Rui Barbosa tem essas palavras que, desde que tomei conhecimento, concordei e concordo. Diz ele que "Justiça atrasada é injustiça, qualificada e manifesta". Que a Justiça deve ser feita na hora, no momento do ultrage, do sofrimento, do dano. Sem delongas, porque se for tardia, não mais será justiça, mas se transformará em vingança, que ao Direito repudia. Pois bem. Li ontem uma notícia que trago aqui pra vocês lerem comigo, pensarem e comentarem.  


Milan Kundera denuncia o absurdo da situação vivida por Polanski Agência AFP

PARIS - O escritor tcheco-francês Milan Kundera manifsetou seu apoio a Roman Polanski em uma nota publicada no jornal Le Monde, onde denuncia o abusrod da situação do cineasta em prisão domiciliar na Suíça desde 4 de dezembro de 2009.
Negando-se a comentar o aspecto jurídico do caso Polanski, o escritor afirma que a "arte europeia, sua literatura, seu teatro, nos ensinou a rasgar a cortina das regras jurídicas, religiosas, ideológicas e a ver a existência humana em toda sua realidade concreta".
"Fiel a esta cultura", acrescenta Kundera, "me nego a ficar cego ante o absurdo da situação de Polanski, perseguido por um ato que ocorreu há 33 anos, que foi há muito tempo perdoado por todos os atores do drama e cujo julgamento prolongado até o infinito não proporcionará nada de bom a ninguém, a ninguém, a ninguém".
"Se a Europa continua sendo a Europa, se continua sendo herdeira de sua própria cultura, não poderá suportar o silêncio absurdo desta cruel pantomima representada em um chalé suíço", escreve o autor de "A insustentável leveza do ser", que afirmou que não conhece Polanski pessoalmente.
Perseguido pela justiça nos Estados Unidos em 1977 por ter mantido relações sexuais com uma menor, o cineasta chegou na ocasião, depois de 42 dias de prisão, a um acordo com a justiça, mas precisou fugir para se exilar na França depois de uma mudança de opinião do juiz.
Polanski foi detido em cumprimento de uma ordem de captura internacional americana em 26 de setembro passado, ao chegar a Zurique para assistir a um festival de cinema. Foi libertado em 4 de dezembro sob fiança e se encontra desde então sob prisão domiciliar em seu chalé de Gstaad.  06/05/2010.
Leia direto na fonte: JBONLINE
Era isso. Fui. Até breve.

21 comentários:

  1. Marli

    Para mim não é apenas um caso de Justiça atrasada, mas também de especulação. Tenho acompanhado o caso e como os casos de pedofilia se espalham assustadoramente, outros são também tratados como. Não somos julgadores, e sim comentaristas, mas existem muitos casos, e este considero um, onde a especulação dá ibope e consequentemente gera polêmica e receita que interessam a muitos.
    Existem "casos" e "casos" e cada um tem o seu verdadeiro significado, sua verdadeira história e motivos. Parece-me com os "de menor" que estão aí, bem maiores do que todos nós e no entanto, bem protegidos pela lei.
    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Não acompanhei o caso e fica difícil até opinar.Claro que pedofilia é tem que ser tratada como crime hediondo. As sequelas de uma criança quesofre abuso sexual são muito mais que físicas.Sãoo emocionais, traumáticas e podem levar a vida toda. Mas essa denominação " de menor", é meio subjetiva. Os próprios canais de tv incentivam sexo para crianças cada vez mais cedo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Marli, Obrigada pela visitinha que tem feito no meu blog. Desculpe se não estava respondendo, mas tive alguns problemas e mal dava para eu entrar e olhar como o blog estava.
    Um grande abraço, Mara.

    ResponderExcluir
  4. Marli, 33 anos passaram a menor hoje é uma senhora!!! o criminoso um idoso(chegou até a rimar) sera que não era melhor Gastar contra os crimes atuais que rolam a torto e a direito por ai. Isso não me parece justiça e sim perseguição. Um beijo e bom dia Pra todos.

    ResponderExcluir
  5. Querida Marli, mas que assunto mais polêmico você nos propôs hoje, hein? Tenho certeza de que valerá a pena voltar no final do dia para ler todos os pontos de vista que serão expostos aqui - desde já, tiro meu chapéu a você!
    Bom, aqui vai o meu ponto de vista, que não é, de forma alguma, uma verdade absoluta, apenas mais um ângulo para se analisar o caso. Fato é que o Sr. Polanski fugiu da justiça americana e não cumpriu sua sentença em clinica psiquiátrica (se os fatos não me fogem) como deveria ter cumprido. Haver transcorrido tantos anos desde sua fuga, não o exime de cumpri-la. Com relação ao senhor Kundera, fazendo uma analogia rasa, a Europa de que ele fala não se compadeceu no Sr. Biggs, assaltante do trem pagador em Londres, crime cometido (novamente os dados podem não ser exatos) há mais de 40 anos. Ao chegar a Londres, foi algemado DENTRO do avião, e de lá seguiu imediatamente para a prisão. Por acaso roubo é crime mais grave que estupro de menor?
    Pronto! Fica aqui minha curta colaboração! Mais tarde volta para ler, e refletir, sobre as outras opiniões! Um beijo muito carinhoso, Marli! Deia

    ResponderExcluir
  6. Acompanhei o caso, pois acho Polansk um gênio, e fiquei estarrecido com a incoerência da justiça americana. Um juiz absolve e depois condena. Que justiça é essa? Com que idade estará hoje essa criancinha ultrajada. Isso para mim é só uma maneira de autopromoção.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Marli!

    Tema polêmico e interessante! Sou bastante radical, sou pela justiça, mesmo que tardia! Acredito na frase: “Você colhe o que planta”.

    Porém, se eu estivesse no lugar do Juiz, me declararia impedida, incapaz e incompetente para julgá-lo!!

    O fato é que sempre tive muita pena dele, nem imagino o que este homem sentiu, em 1969, quando sua mulher, a atriz Sharon Tate, morreu de maneira trágica, brutalmente assassinada dentro da sua casa, aos oito meses de gravidez, pela notória Família Manson.
    Em sua biografia, Charles Watson contou que esfaqueou Sharon Tate dezesseis vezes, enquanto ela implorava por misericórdia para ter seu filho. A atriz teria implorado para viver o suficiente apenas para dar a luz, até morrer dizendo apenas "mãe... mãe...". Antes de deixarem a casa, Charles Watson, Susan Atkins, Linda Kasabian e Patricia Krenwinkel, os assassinos enviados pelo serial killer Charles Manson, escreveram a palavra "porco" com o sangue da atriz na porta principal.

    Isso não o exime dos fatos de 1977, mas eu não teria como julgá-lo de maneira impessoal e justa, não conseguiria olhá-lo sem sentir muita pena.

    Beijos

    Lia♥

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  8. Marli, é válido a colocação de Kundera. Creio também ser uma forma de desviar atenção a tantas outras coisas mais relevantes, mesmo porque já se passaram 33 anos. É certo que a lei e a justiça deva ser agilizado para que se puna, se for o caso, pós momento.

    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  9. Minha querida desculpa a demora , e que neste blog eu entro so´postar textos do amigos
    meu blog mesmo e o http://corderosachoque22.blogspot.com
    Bom mas respondendo a sua pergunta , ja para essa enquete não da mais
    mas para a proxima , eu faço de 2 maneiras
    voce pode me autorização para copiar uma postagem sua , ou melhor vc pode me dar um link da sua postagem que mais gosta ou que teve mais comentário, e voce tambem pode indicar uma amiga
    meu e-mail e lidia_bferreira@terra.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Marli,
    Também li o que por aqui se escreveu sobre o assunto.
    A mim não me choca nada que ele seja "castigado" agora!
    Se nos pusermos no lugar da pessoa que foi abusada e violentada é , pelo menos para mim, fácil pensar que ela nunca mais tenha esquecido o que lhe aconteceu e ficou marcada para sempre... Se por acaso quisermos pensar que essa menina era a nossa filha....também acho que nenhuma mãe deixaria passar o assunto de animo leve...
    Resumindo: se, a menina que agora já é uma senhora, conseguiu superar o abuso...ainda bem para ela!!!
    Quanto a ele...talvez só agora lhe dê a "atenção" que ele merece e se envergonhe do que fez.

    ResponderExcluir
  11. uns com tanto outros sem nenhum. Aqui em Sorocaba, um acessor do prefeito foi preso em motel com duas(poderoso não?) menores. Na semana seguinte estava em liberdade e recebido aos abraços por seus amigos, familiares e esposa. Pode?

    ResponderExcluir
  12. Passando para uma visitinha e dizer que estou ficando mais culta com o seu blog.Heeeee

    ResponderExcluir
  13. Marli,
    Admiro o trabalho do Polanski e sinto tudo que tem passado, mas não podemos eximí-lo de uma culpa por que é um gênio da Sétima Arte ou por outras razões dessa natureza. Só nos resta esperar que a justiça seja cumprida com eficiência. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. A justiça é uma vergonha...paz.
    Um abraço Lisette.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marli.
    Vim retribuir a sua amável visita ao meu guarda-louças de velhas emoções. Gostei muito de seus textos. Da gosto de lê-los. Sobre o caso do Polanski, concordo que aquelas feridas já estão cicatrizadas, provavelmente ele se arrepende daquele gesto, tem ainda a atenuante de que a cabeça dele não estava no lugar desde o bárbaro assassinato de sua esposa, Sharon Tate, que estava grávida... Enfim, já era tempo do caso estar prescrito.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

    ResponderExcluir
  16. Marli, boa tarde!
    Li seu post e li os comentários.
    Na minha modesta opinião...aqui você faz, aqui você paga!
    O tempo, na realidade, é um fator que não deve ser considerado.
    Acredito muito que cada um de nós cria a sua própria realidade.
    Um beijo
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  17. Ola,Marli.
    Ainda bem que ele tem um chale em Gstaad,pode ficar pensando no que fez,ha 33 anos,com muito conforto.Mas nao deixa de ser um crime.Penso eu que crimes nao prescrevem e que a pena deve,sim,ser mantida,nao importa quanto tempo ja tenha passado.Vemos esses movimentos todos a favor de uma pessoa que estuprou uma menina e esquecemos que tudo isso acontece diariamente.
    So porque e um cineasta nao tira a gravidade do fato.Grande beijo.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  18. Marli

    Desculpe eu ir entrando assim sem pedir licença, mas há tempo que andava com vontade de conhecer o seu espaço.
    E não é que fiz uma entrada triunfal? :))) Com um caso de pedofilia para resolver???
    Não vou estender muito este meu comentário; apenas penso que há tantas coisas verdadeiramente importantes para julgar, tantos criminosos à espera de julgamento, e perde-se tempo (e dinheiro) com um caso que ocorreu há 33 anos!
    Não que eu não seja extremamente exigente no que toca a pedofilia; não, não é isso, só que acho que há casos mais recentes, - inc. de pedofilia - em que a justiça deveria ser mais célere.

    Uma noite feliz. Beijinhos

    PS - Vou-me fazer sua seguidora, e voltarei.

    ResponderExcluir
  19. Marli, primeiramente quero agradecer muitíssimo sua participação com um comentário irretocável sobre a geração y no meu blog.

    Sobre Polanski e pedofilia, no que refere-se ao nosso Brasil vejo muitas controvérsias. Escrevi um post na época da novela Caminho das Índias reclamando da exploração da sensualidade infantil através das danças indianas. Alguns chamam-me de careta e conservador, mas eu não deixaria minha filha pequena insinuar-se com dança sensual para o deleite dos adultos. Mas se a minha criança não se insinua e a mídia se encarrega de promover a incitação ao crime dos pedófilos, eu não estaria certo se pedisse o retorno da censura sob o aspecto preventivo à criinalidade? Talvez a próxima vítima não seja a pequena atriz da novela, mas qualquer outra criança que nada tem a ver com aquilo.

    Se Polanski já pagou pelo seu crime, eu não perguntaria à sociedade, mas ao pai da vítima... só quem já viveu esse infortúnio saberá dar uma justa resposta.

    Grande abraço!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  20. Ola,Marli.
    Fiquei pasma em ver tantas pessoas defendendo esse pedofilo e maniaco sexual.So quem ja passou por uma situacao assim ou teve alguem proximo que passou,sabe que o trauma perdura,que nunca se apaga.Agora apareceu outra vitima desse "grande cineasta".Claro que a midia esta fazendo o seu papel,mas a mulher,hoje com 42 anos,nao esqueceu o trauma e a situacao embaracosa e infeliz pela qual passou.Nao vamos defender esse tipo de criminoso,isso diminui as mulheres e seus sentimentos.Gde abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  21. Cara Marli,

    Para dar minha contribuição ao assunto, permita-me contar uma breve história: Há 2 anos e meio venho sofrendo de Depressão e Síndrome do Pânico. Faço tratamento psiquiátrico (medicamentos) e psicológico (emocional) desde o início, sem chegar a um denominador comum a respeito da causa. Entretanto, há 1 semana, recebi uma carta, de uma amiga que está lá na Austrália com a notícia de que ela havia também sofrido este tipo de abuso sexual. Tenho hoje 38 anos, e somente ao receber esta triste notícia, me recordei com muita angústia o quanto havia sofrido também este tipo de abusos na infância e ainda não havia lembrado de levar à terapia (segundo o psiquiatra, meu consciente jogou para o subconsciente para não mais sofrer, porém os efeitos do fato continuam agindo, escondidos por mim mesma ou não). Graças a Deus, hoje possuo nas mãos "a causa principal" que possa me levar à cura, para que possa voltar ao convívio social, ao trabalho, e continuar educando meus 3 filhos. Em meu íntimo, perdoei o meu algoz. Pois rancor e vingança não prejudicam a ninguém senão a mim mesma. Mas não poderia absolvê-lo judicialmente, sabendo que estaria em plena liberdade para cometer outros crimes como este, que levariam mais pessoas a sofrer o que hoje estou sofrendo. Uma pessoa com tal capacidade, não está com suas faculdades mentais perfeitas e o risco de uma reincidência, ou até de crimes de outra natureza é enorme.

    Deus abençoe! Gracias pela polêmica lançada! Lindo blog...

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli