segunda-feira, abril 19, 2010

BLOGAGEM COLETIVA - COLORINDO A VIDA - COR VERMELHA

Olá!

Meu Deus, uma chuva de comentários em meus posts! Quanto carinho! Vocês são muito legais, são gente da melhor qualidade! Andei meio sumida nesses dias, na correria, e pra não deixar ninguém na mão, selecionei umas piadinhas espertas e programei um post. E vi que vocês gostaram, que bom!  Agora estou de volta e seguirei comentando suas postagens, que, repito, sempre leio com calma e atenção, principalmente porque sei que em tudo que a gente escreve colocamos um pouquinho de nós. Se não posso ler de verdade, então nem comento. Essa sou eu. Obrigada, mais uma vez.

Na postagem coletiva de hoje a cor é vermelha ou vinho. Escolhi vermelha, então vamos lá. Para início de conversa, fiz um Haykai porque pretendo extrair a essência do que realmente o vermelho significa para mim. Depois tenho algumas palavras sobre um filme que, no meu pensar, tem tudo a ver com o assunto.



No vermelho há
substância concreta,
vida, loucura, amor.


O FILME

Você já deve ter visto "A Lista de Schindler" (1993), filme dirigido por Steven Spielberg. Nesse filme o vermelho está presente numa cena inesquecivel, cujo significado projeta a vida em toda sua concretude e substância.

Num brevíssimo resumo, posso dizer que Oskar Schindler, além de membro do Partido Nazista, é um boa-vida que se aproveita da Guerra para aumentar seus negócios. Mas ao conviver com os judeus sofridos, Schindler realiza e deixa perpetrado na história, um dos maiores atos de coragem, amor e bravura de que se tem noticia na Alemanha de Hitler.

Acho esse filme perfeito, o melhor que já assisti sobre o holocausto. Foi todo filmado em preto e branco e tem cenas de violência explícita que dói no coração da gente, paralisa e emociona. Mães separadas dos filhos, mulheres que ficam sem seus maridos, famílias destruídas, medos intermináveis, crueldades e assassinatos sem a menor justificativa. Um realismo chocante. E a imagem em preto e branco, meio cinzenta, nossa(!), é a cor da guerra em toda sua plenitude. Nesse contexto surge um detalhe que faz a diferença: a menina do casaco vermelho. Aquele tom vermelho foi a epifania que fez com que Schindler percebesse o que realmente estava acontecendo, foi o divisor de águas que o fez mudar radicalmente de planos (lembra, ele era um bom vivant) e escrever a Lista que salvou a vida de milhares de judeus. Veja você a genialidade de Spielberg, ele rodou o filme inteirinho em preto e branco, apenas para que aquele momento único de beleza e sensibilidade pudesse acontecer!! Simplesmente, fantástico! Aliás, o próprio Spielberg disse, na época, que a garotinha de vermelho era uma referência, como se Deus tocasse os ombros de Schindler num recado, que felizmente ele entendeu. Sentiram o vermelho, a substância (sangue), a força vital?

O MILAGRE

Numa noite, ao passear perto de um dos parques de Cracóvia, Schindler assiste à invasão de um dos guetos onde estavam os judeus na cidade. Então, sem mas nem porquê, ele observa uma menininha de casaco vermelho que, perdida, procura um lugar para se esconder. Dias depois, ele vai ao campo de concentração e assiste às instruções para cremar os cadáveres das crianças. E naquele momento ele olha e, a uma certa distância, identifica o casaco vermelho em meio à pilha de corpos. Gente, eis a epifania da vida!  Schindler está decidido: irá  usar toda sua fortuna e prestígio para escrever sua famosa lista que salvará os judeus!


Nem é preciso dizer que essa cena antológica acordou minha percepção para a substância que está contida no vermelho do sangue, da vida e do amor!  Não me canso de dizer, esse filme é uma loucura, mesmo que a gente o reveja, sempre nos causará um impacto profundo. No momento em que a Glorinha elegeu o vermelho para a postagem, eu lembrei essa cena. Se o filme é longo? sim, mas cada minuto é compensador. Se é um documentário? Quase. Se é cansativo? Não, never. A fotografia? Janusz Kaminski se superou. E a trilha sonora? Bem, é de John Williams, melancólica, e no violino de mestre Itzak, my God, pura emoção!!

E viva o vermelho!
Gente, perdoem-me, mas
é impossível não falar também no meu time:
O Internacional, é vermelho
e venceu o Pelotas ontem à tarde.
\o/ :))


Blogagem coletiva do blog Café com Bolo.
Tchau, até a próxima!

33 comentários:

  1. Olá, bom dia!

    É tão legal ver o que essa blogagem coletiva aguça nossa interior, nossa criatividade e nos faz recordar bons momentos ou algo que gostamos e nos marcou de certa forma.
    Legal você lembrar de um filme triste + verdadeiro e com uma cena forte, entoando o vermelho!
    Adorei o modo como se expressou!

    Big beijos

    ResponderExcluir
  2. Marli, tenho uma sensação assim em relação a este filme, que só tive coragem de assistir há pouco tempo e que me chocou bastante também. Esta cena da menininha andando, meio sem rumo, sozinha... nossa! Tira o fôlego. Vê-la na caçamba é sofrido. Com certeza um filme irretocável sobre um epoisódio da humanidade que poderia ter sido evitado.
    Um beijo. Parabéns por sua postagem.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, foi sensacional! Assisti ao filme mas agora quero vê-lo novamente com esse olhar ....Adorei.
    Abraços,
    Fran

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, queria Marli!

    Olha, mudei o endereço do meu blog para: meripellens.blogspot.com Isso é constrangedor, mas estou mais tranquila sem a preocupação de ter que renovar domínio ano após ano.

    Porém, com essa mudança, os seguidores perderam o link de atualizações!!! Pois o Blogger só redireciona se mudar para domínio próprio. Por tanto, para voltar as atualizações no reader ou painel do Blogger tem que atualizar lá nos seguidores também.

    Enfim, esta é uma das coisas que só eu sou capaz de fazer. Desculpe mesmo. Um dia me internam.

    Boa semana e bjos na alma!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Marli:
    Que linda postagem, lindo escrito. Ah, sim, o vermelho é a cor da manifestação da vida. Lembra o sangue que corre em nossas veias, lembra como muito bem você captou no belíssimo e inesquecível filme sobre o holocausto dos judeus, lembra paixão, amor, o querido Inter...hehehe..Adorei sua mensagem, o seu jeito de sentir e de perceber os "vermelhos" que circundam as nossas vidas!! Parabéns!! Beijos no seu coração, bom dia, :)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Marli!
    Uau!!! O seu relato sobre este filme está de tirar o fôlego! Não assisti ao filme nem irei fazê-lo por não gostar de filmes desse gênero, mas o que não me impede de reconhecer a genialidade e sensibilidade do autor.
    Parabéns por este seu post vermelho...sem dúvida nenhuma um dos melhorese mais intensos que vi até agora!
    Um beijo e tenha um lindo dia!
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA MARLI, REALMENTE VC TEM RASÃO FOI UM DOS MELHORES FILMES SOBRE O HOLOCAUSTO, MERECEU O OSCAR TUDO DE BOM PARA VC, UMA SEMANA DE MUITA PAZ, CELINA

    ResponderExcluir
  8. Ficou muito legal tudo aqui, teu jeitinho de falar do filme, imagens,tudo!beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Oi Marli muito bacana o que escolheste para postar. Confesso que após ter lido muito sobre o holocausto não tive coragem de ver o filme. Talvez por ali materializar tudo o que minha imaginação viveu através do que li.
    Engraçado que pensei em escreber sobre Prestes e o Comunismo - bem vernelho, mas acabei encontrando uma música que me ajudou de forma lúdica a falar disso.
    Um grande beijo e adorei!

    ResponderExcluir
  10. Marli, se meu blog não fosse de culinária, certamente escolheria esse filme para falar na cor vermelha.
    É um dos filmes mais lindos que já vi e a cena da menina de vermelho é marco cinematográfico.
    Muito bom!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Marli, cocordo com o Manuel, genial mesmo! Lembrar da menininha de veremlho nesse maravilhoso filme me fez ficar arrepiada!
    Bela lembrança!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marli,
    Você trouxe à minha lembrança esse maravilhoso filme de Spielberg, de que eu tanto gostei. Já o vi mais que uma vez e tenho-o em casa. É de facto um filme perfeito, com uma música extraordinária.
    Post excelente minha amiga.
    Beijinhos,
    Manú

    ResponderExcluir
  13. Marli eu não consegui assistir ao filme, as lagrimas me vem so de pensar no que aconteceu não consigo, mas foi interessante ver a sua perspectiva do filme. Parabens pelo seu vermelho. Um beijo da Eliane.

    ResponderExcluir
  14. OiMarli! Assisti este filme e realmente ele nos faz chorar!
    Mas, numa postagem tão legal, ela tinha que falar do vermelho do Internacional! Sacanagem! Pobre do meu azul e amarelo! Tadinho deles!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Não assisti esse filme, mas meu marido comentou comigo sobre ele e sobre este detalhe da menina de casaco vermelho.
    Agora fiquei ainda mais curiosa para assisti-lo depois que voc~e o descreveu com tanta riqueza de detalhes.
    Um beijão

    ResponderExcluir
  16. Minha flor amiga, adorei o post falando do vermelho...é uma cor que pede urgência, é vida...é sangue...SOS... e é também cor de flor...amo flores vermelhas....
    O filme realmente é maravilhoso, mesmo que imensamente triste...
    Tenha uma linda semana...salpicada de cores e uma pitadinha de vermelho...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. impossível não passar pelo seu blog. impossível não lhe dar pelo menos um alo. boa semana

    ResponderExcluir
  18. Oi Marli
    Realmente é um filme irretocável..perfect!!!!
    Vi,,,e revi inumeras vezes e senpre percebo algo diferente !!!! e quem fica de olhos vermelhos sou eu!!!
    Querida seu post ta demais!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Que post gostoso de ler minha doce Marli. Cada palavra uma pétala de suavidade em meu coração. Assisti a Lista de Schindler e recomendo a você "A Fuga de Soubibor" um dos melhores filmes no gênero, na verdade, pra mim, esses dois são os melhores. Um beijo lindona.

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga, que associação perfeita da cor vermelha com o filme de Spielberg! Vou te confessar uma coisa: nunca assinti "A Lista de Schindler", embora sempre pense nisso quando entro numa locadora... minha vontade agora só aumentou, digamos que "ficou vermelha"! Obras de arte como essa não perdem a validade nunca.
    Uma boa semana pra você!
    Jr.

    ResponderExcluir
  21. Olá Marli
    Quando vi este filme me emocionei muito...mais tarde comprei o vídeo e, de vez em quando,passo-o a pedido de amigos...Tudo nele é perfeito, música,imagem, enredo, a interpretação... Imperdível!
    Beijo e boa semana
    Graça

    ResponderExcluir
  22. Oi, Marli.

    Bela referência de vermelho no seu post. Me emocionou.
    Despertou tb a vontade de rever este filme.
    Abrs

    ResponderExcluir
  23. Olá minha querida Marli Borges, muito linda sua blogagem sobre o vermelho, adorei o fechamento com o morango.

    paz e harmonia,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  24. Oi Marli!
    Estou encantada com sua sensibilidade para falar deste filme magnífico!
    Adorei sua blogagem coletiva!
    Bjs,Rozani

    ResponderExcluir
  25. Oi, Marli
    Vc me fez recordar Exupery: O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS...
    Observando atentamente seu post, tem muita essência no que escolheu.
    Parabéns!
    Quanto aos morangos... só podiam ser vermelhos... de tão deliciosos!
    Bjs colorados...

    ResponderExcluir
  26. Como sempre vc posta coisas inteligentes e significativas. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
  27. Esse é um dos filmes que eu mais gosto e já assisti várias vezes.RSsrsrs
    Realmente, a cena da menininha do casaco vermelho é impactante
    Bijos vermelhos
    Yoyo

    ResponderExcluir
  28. Assistam, (re)vejam esse filme vale a pena!!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  29. A Lista de Schindler é um dos melhores filmes sobre a II Guerra. Parabéns pela postagem.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  30. AOS ILUSTRES COMENTARISTAS
    OLHA EU AQUI
    R E S P O N D E N D O

    Gente agradeço de todo o coração seus comentários. Ás vezes demoro um pouco para responder, mas não deixo ninguém na mão.

    Barbie Girl
    Concordo amiga, essa blogagem coletiva realmente aguça nossa criatividade e nos faz recordar momentos que gostamos e que nos marcaram.

    Tati Pastorello
    Tem razão é um filme irretocável sobre um episódio da humanidade que poderia ter sido evitado. Isso é que é duro de aceitar.

    Françoise
    Veja amiga, com outro olhar...

    Meri Pellens
    Ok já estive em seu novo endereço.

    Suziley
    Que bom que tu gostastes da postagem, fico feliz.

    Astrid Annabelle
    Obrigada, querida seu comentário me entusiasma.

    Celina
    É verdade amiga.

    Chica
    Gracias amiga.

    Isadora
    Arme-se de coragem e veja o filme, você vai gostar. Veja agora com outros olhos.

    Gina
    Concordo cem por cento.

    Manuel marques
    Gracias.

    Glorinha L de Lion
    Lembrar da menininha de vermelho nesse filme me fez ficar arrepiada também.

    Manuela Freitas
    Ah, é verdade, é um filme perfeito, com uma música extraordinária.

    Eliane
    Amiga, que pena que você não conseguiu assistir ao filme, talvez um dia né...

    Leci Irene
    Ô amiga, o timão também é vermelho, que posso fazer? rsrs

    Lúcia Soares
    Gracias.

    Lu Souza
    Dou força, assista logo o filme, não deixe passar batido.

    ValériaC
    É isso mesmo, o filme realmente é maravilhoso, mesmo que imensamente triste...

    welze
    Obrigadinha.

    Vivi
    Muito bem, mesma coisa que eu: vi e revi inumeras vezes e sempre percebo algo diferente !!

    Sonia Pallone
    Meu filho já baixou para mim "A Fuga de Soubibor", assim que assistir, comentarei aqui. Obrigada pela dica.

    Jr Vilanova
    Eu também achei uma associação perfeita da cor vermelha, por isso que postei. Assista e depois me diga se não tenho razão. É um arraso, perfect!!!!

    Graça Pereira
    Verdade amiga, é ... Imperdível!

    Tida
    Ótimo, alimente sua vontade e reveja o filme.

    C@urosa
    Ah, você gostou hein!!! hehe.

    Rozani
    Obrigada.

    orvalho do ceu
    Também eu me recordo de Exupery em: o essencial é invisível aos olhos...

    Bordados e Retalhos
    Obrigada amiga.

    efeitoseconceitos
    Idem, já assisti várias.

    Richard Mathenhauer
    Com certeza, A Lista de Schindler é um dos melhores filmes sobre a II Guerra.

    Beijos a todos. Voltem sempre!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Marli, seu blog é lindo....Também amo os bichinhos, a natureza, livros, poesias, peomas, enfim tudo que nos faz pensar e principalmente nos faz bem... um grande beijo, já virei seguidora, quero acompanhar as suas novidades...
    Faby Schreiner
    Seja bem vinda ao meu blog: www.muitobonitta.com
    contato@muitobonitta.com

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli