terça-feira, março 23, 2010

MUDAR É PRECISO...

Olá!

A gente nem nota, mas é bem assim: passamos a vida inteira nos especializando em nossa profissão, estudando e trabalhando tipo bicho, e não nos preocupamos em saber como, exatamente, a gente "funciona". Às vezes parece que estamos ótimos de saúde, etc, mas a gente sente que não está "funcionando" direito. Acertei? Viva a experiência, rsrs. E é aí que entram nossas atitudes mentais (nada a ver com o pensamento positivo, estou falando de outra coisa). Será que a gente sabe tomar uma atitude mental, ou melhor, será que sabemos o que é mesmo uma atitude mental? E que consequências as atitudes mentais trazem para o nosso estado geral (corpo e mente)?  Pois saiba que não estamos sozinhos com essas dúvidas, isso aliás, é uma preocupação mundial e diz diretamente com os objetivos da  Programação Neurolinguística.

E aí, você sabe o que é Programação Neurolinguística - PNL?

Preste atenção. PNL é uma área do conhecimento que estuda a estrutura da experiência subjetiva do ser humano. É uma ciência de caráter prático que objetiva o desenvolvimento pessoal, a otimização do desempenho e o preenchimento significativo da vida. Tem uma vantagem muito legal que é nos tornar conscientes e capazes de reprogramar nossa mente a fim de ultrapassar e ou lidar com as situações que se apresentam na nossa vida.

É  reconhecida em todo mundo como uma das mais eficazes ferramentas de mudança comportamental que existem. Não, não é conversa não, é pura verdade. Fundamenta-se na idéia de que corpo e mente formam um sistema integrado, ou seja, o que você pensa afeta o seu corpo, e o que você faz com o seu corpo afeta a sua mente. Calma, eu sei que isso não é novo, sei também que até nosso grande Guimarães Rosa, quando disse que “Toda a ação principia mesmo é por uma palavra pensada", já andou navegando por esses mares, mas até então ninguém, nem ele próprio havia parado para pensar nas entrelinhas de sua afirmativa. E as referidas entrelinhas apontam justamente para um conceito vivencial, muito bem delineado. - Chuááá - eis o rio por onde correm as águas da PNL! Você vai ver, é simplesmente revolucionário encarar a vida assim! Bom, vamos adelante, no ponto. (Dei uma olhada por aí e descobri que Guimarães Rosa trabalhou até como médico. Ahã)

A PNL é um "Manual de Instruções" que nos possibilita (re)programar a mente, recuperando ou mantendo nossa autoestima e retirando as falhas de programação que foram geradas em nossa mente no passado, tal como as fobias. Serve inclusive como uma luz-no-túnel quando a gente quer mesmo emagrecer (ah, agora gostou né, rsrs)  É uma ciência muito interessante, pois ela lida diretamente com a inteligência intrapessoal.  Veja a seguinte afirmação superdivulgada atualmente: “Se você acha que pode, ou se acha que não pode, você está certo nas duas situações”. É por aí.

As técnicas da PNL foram desenvolvidas nos anos 70, por Richard Bandler e John Grinder, na Universidade da Califórnia. Eles observaram pessoas consideradas vencedoras e viram como elas agiam frente aos obstáculos que impediam seu sucesso. A partir dessa descoberta, eles decodificaram a estrutura processual do pensamento e das ações daquelas pessoas e formularam as técnicas de programação mental.

Mas o melhor disso tudo é que essas técnicas são copiáveis, ou seja, a gente pode copiar e praticar, o que nos leva a concluir que, em principio, qualquer um de nós pode alcançar a excelência em qualquer aspecto da vida.

Vou dar só uma palhinha pra vocês: como é que alguém "sabe" que é "fofoqueiro"? Certamente porque têm padrões de comportamento ligados a fofocas. Então: determino o que sou pelos meus comportamentos anteriores, ok? Ora se eu mudar meus comportamentos, com certeza serei diferente, concorda? Resultado: meus comportamentos passados determinam o que acredito que sou, e o que acredito que sou influencia meus comportamentos. É mais ou menos como os hábitos: "primeiro a gente faz o hábito, depois o hábito faz a gente".

Como mudar então? Mudando, claro. rsrs. Gente, esse assunto é bastante extenso, e ainda tem muita água pra rolar, mas posso dizer que a PNL encarada com seriedade traz resultados positivos. Já vi acontecer. Qualquer dia eu conto.

"E tudo que pedirdes,[...] crendo, o recebereis. Mt 21,22"

A propósito, você gostaria que eu postasse algo mais a respeito?

Fonte: Programação Neurolinguística para Leigos. KBurton. 
Bem, por enquanto era isso. Fui. Até breve.

30 comentários:

  1. Li um livro inteiro sobre pnl do tom chung. Qualidade de vida começa em mim. Pra mim, a teoria é facil, colocar na prática é que são elas. Se rolas uma dicas pra começar seria bom! rs...bjaõ!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marli...bom dia!

    Assunto super interessante. Sou simpatizante da PLN e sei quanto isso nos ajuda e nos promove, bastando entender também que tem coisas que podemos resolver e outras não.
    O fanatismo, em qualquer situação, escraviza.
    Mas, eu gostaria, sim, que você postasse mais a este respeito.
    Valeu!
    Excelente semana. Bom trabalho.
    Muita paz! Beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Marli, boa tarde.
    excelente assunto, os benefícios da PNL são enormes.
    Já li sobre o assunto e fiz um curso, acho ótimo!
    Beijo
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Começo meu comentário respondendo a pergunta do final do post: SIM!
    Esse assunto é algo inesgotável e demasiadamente interessante! Todos nós sabemos que usamos apenas uma pequena parcela do nosso cérebro, que temos muito ainda para descobrir sobre a mente humana, sobre a força dos nossos pensamentos, sobre as receitas para nos tornarmos mais felizes através das nossas ações e suas reações! Isso é qualidade de vida num mundo tão complicado1

    ...

    Já sobre a nossa nova parceria que acaba de nascer, gostaria de confirmar que estou muito feliz com isso! Senti uma energia muito legal em suas palavras e vim te agradecer! Espero que daqui pra frente possamos estar em sintonia!

    Um grande abraço e ‘vamo que vamo que dá’!
    Jr.

    ResponderExcluir
  5. Colocar em prática que preciso de emagrecer? Como eu gostaria, bem faço planos mas também faço batota.
    Noutros aspectos da vida é bem mais simples...
    Abracinho

    ResponderExcluir
  6. Olá minha amiga Marli Borges, eu não conhecia, gostei muito do texto. Será muito util para todos se você continuar nos brindando com informações sobre o tema. Parabéns que belo trabalho!

    Paz e harmonia,

    Forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marli.

    Eu também concordo com os colegas que comentaram antes, pode postar que vai estar cheio de leitores à espera.
    Gostei do tema e, apesar de ter estudado linguística na Universidade, não conhecia nada do assunto (que vergonha...)!

    Um abraço,
    Michelle

    ResponderExcluir
  8. Menina, adorei a postagem, quero mais simmm!
    Com certeza esse é um assunto muito extenso e requer bastante discussão.
    Nós atraimos mesmo as coisas, ne? Eu estou estudando muito sobre Lei da Atração, Física Quântica e etc., e muitas pessoas de um forum que participo falam em PNL e eu fcava meio perdida tentando entender a sigla. Aí hj qdo eu fui ver as atualizaçãoes dos meus amigos de blog, dei de cara com a a sua postagem me explicando tudinho sobre a tal PNL! Melhor, impossível.

    Beijos,
    Cintia

    ~blog da sibucs~

    ResponderExcluir
  9. marli, PNL me salvou de uma depressão muito louca! Eu já tava sem família, sem amigos, sem emprego. afastei todo mundo de mim, com todas as grosserias que alguém pode fazer. só me sobrava o "bem", que já tava querendo sair fora também. pelas mãos de Deus, o Indesp, que fornece PNL aqui no ES, me procurou para fazer assessoria de imprensa deles. sugeri fazer permuta. eles até hoje acham que ganharam muito com o resultado do meu trabalho. mal sabem eles que me salvaram de mim mesma.

    ResponderExcluir
  10. Marli, boa tarde!
    Fantástico, o retorno para algo colocado as 11 da matina, também pudera, este assunto, PNL, tem sacudido muitas estruturas, inclusive a minha, seja de forma consciente, ou inconsciente (é, inconsciente, pois quando nossa mente assume algo como benéfico, independente da nossa vontade, ela nos abre a janela, que eventualmente, fechamos). E ai, questiono, é passível...ou estou navegando por águas turvas?
    E, SIM, penso que deves desenvolver mais o assunto.
    Abs.
    Nedi Nelson

    ResponderExcluir
  11. Amuga,
    Os ricos pensamentos do poder positivo e da reprogramação linguistica. Trazem conforto a alma sedenta de novos rumos.
    Lindo!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Marli:
    Adorei o seu lindo blog. Com certeza, já o estou seguindo. Assuntos interessantes, time maravilhoso (o Inter..hehe), profissão, gostos, artes em comum. Fico muito feliz em partilhar o conhecimento, a experiência, as letras. E como concluiu: "Mudar é sempre preciso", afinal a nossa vida é movimento, transformação. Desejo a você uma ótima semana, beijos, :)

    ResponderExcluir
  13. Olá Marli, não sei se comentei, mas faço Psicologia. E existem algumas abordagens que falam desse aspecto. Não sei da origem do PNL, tenho interesse em fazê-lo inclusive, mas acredito que sua origem pode ter um vínculo muito forte com a abordagem da TCC (Teoria Comportamental-Cognitiva). Se tiver interesse, dê uma lida sobre o assunto. É muito interessante. Nossa corpo é uma máquina fantástica (nosso corpo+psiquismo).
    E respondendo a sua pergunta, gostaria sim que postasse mais a respeito. Abçs

    ResponderExcluir
  14. Marli querida, tema muito interessante...a PNL é um excelente recurso para estar ajudando as pessoas, que realmente queiram mudar, a reprogramarem muitos aspectos de suas vidas. Pois bem sabemos, que o grande poder de mudança está em nós mesmos, porém, se não conseguimos sozinhos, a PNL é de grande valia.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  15. Olá Marli, obrigada por se juntar ao meu blog. Visitei o seu e gostei muito. Vou voltar outras vezes para continuar conhecendo seus textos que são muito interessantes. Até mais.

    ResponderExcluir
  16. Achei fantástico e quero ler mais sobre esse assunto.

    Um abração!

    Pedro Antônio

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga! Coloca sim! Queremos mais sobre o assunto! Já fiz um curso de neurolinguística (eita palavrão!). Algumas coisas ainda aplico, outras já esqueci... Mas me foi de valor imenso qdo minha filhota entrou na adolescencia..

    ResponderExcluir
  18. Interesantissimo este post Marli. Quem não gostaria ou quereria mudar algo na sua vida? Todos sabemos que a mente comanda o corpo...nem sempre com total sucesso. Faltam chaves que nos levem a encaixar todas as peças... espero que o estudo sobre o PNL nos possa levar à concretização do que tanto desejamos.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  19. OPA, com certeza que eu quero saber mais sobre o assunto!!!

    Estou precisando me reprogramar urgeeeeeeeeeenteeeeeee...

    ResponderExcluir
  20. A PNL bem aplicada é um instrumento que auxilia os indivíduos a transformarem-se...é eficaz...comprovei (inclusive em mim mesma) a aplicação de suas técnicas, recentemente. É assunto extenso, mas valioso, Marli.
    Aqui a gente encontra excelência em dicas...por isso o tráfego é intenso...rs
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  21. Marlí, achei interessante o assunto abordado.
    Poste sim, pois tudo que for para nos tornar melhores como pessoas, é válido!
    Quero aproveitar e agradecer tua honrosa visita.
    Abraços, bjs n'alma.

    ResponderExcluir
  22. Marli, eu que antes me incomodava em ser chamada de inquieta, hoje percebo que só ganhei com isso, a minha inquietude me trouxe aprendizado, e rotina é algo que fujo.
    Acabei de recomendar um livro, que estou lendo , creio que vc vá gostar:
    Treine a mente e mude o cérebro - Sharon Begley , o Dalai Lama escreveu o prólogo (neurociências)
    estou amando.

    beijinho

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Ah... obrigada pelas palavras carinhosas, que você deixou sobre os meus pais,realmente são muito queridos.

    ResponderExcluir
  25. assunto que rende pano para muitas mangas. apaixonante e oportuno

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marli, assunto apaixonante; tudo o que vier para ajudar o ser humano a se equilibrar, a se desenvolver e a se reestruturar é bem vindo.

    A ciência está aí pra isso. Poste mais, sim.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Querida Marli,
    Ótimo post! Comentei-o num outro momento, mas não apareceu na página. Dessa vez serei breve e direi apenas que aquilo que uma PNL propõe o Budismo já o faz há anos. A diferença entre a proposta budista e aquela feita pela PNL é o foco na linguagem. Daí, queria saber como a linguagem é aproveitada nesse processo. Bjo e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  28. R E S P O N D E N D O
    A O S C O M E N T Á R I O S

    Fernanda
    Verdade, a prática é que são elas, fique certa de uma coisa, nada se consegue sem persistência.
    Beijo.

    Soninha
    Tocou no ponto: tem que entender que tem coisas que podemos resolver e outras não.
    Sem fanatismos.
    Beijo.

    Mari
    É verdade, os benefícios da PNL são enormes.
    Beijo

    Jr Vilanova
    Pois é, quanto mais complicado é o mundo, maior terá que ser nosso esforço em busca da qualidade de vida. E é aí que entra a PNL, que os poucos pretendo aprofundar um pouquinho pra gente trocar idéias. Mas não pense que sou expert em PNL. Não! Não sou expert em nada!
    Beijo.

    maria teresa
    Tu sabias que existe uma PNL voltada especificamente para o emagrecimento? Pois é, existe.
    Beijo grande.

    C@urosa
    Obrigada pelos elogios. Pretendo sim, continuar com uns drops de PNL, me aguarde, rsrsrs
    Beijo.

    Michelle
    É que a Universidade nos dá apenas a base, o que, aliás é essencial, o resto a gente vai buscando ...
    Beijo.

    c i n t i a
    Você vai ver, como é interessante a PNL e, apesar de ter outro vetor, tem a ver com os seus estudos sobre a Lei da Atração, etc.
    Agora você já se achou, nada de ficar mais perdida, não é? Rsrsrs
    Beijos.

    Carmem Tristão
    Veja você, depoimento ótimo, de alguém que já vivenciou a PNL e obteve resultados. Que bom, fico muito contente, parabéns! Depressão é uma barra, né?
    Beijo.

    Tiellet Borges, NN
    A PNL é consciente, é uma programação deliberada. Não é o pensamento positivo nos moldes em que fora praticado em passado recente. Parte de outro fundamento e tem outro objetivo, inclusive os exercícios (físicos e mentais) são de outra natureza.
    Beijo.

    Norma Villares
    É isso mesmo, traz conforto e benefícios vivenciais bastantes significativos.
    Beijos.

    Suziley
    Fico feliz que tenha gostado do blog. E é assim mesmo,"Mudar é sempre preciso", afinal a nossa vida é movimento, transformação.
    Beijo

    Juliana
    Obrigada pela dica. Claro, pode-se dizer que há um vínculo com a TCC, mas é numa outra vertente, sob outra ótica. Tenho interesse sim. Vou dar uma lida com mais empenho sobre o assunto.
    Beijo.

    ValériaC
    Dissestes bem, a PNL é um excelente recurso para ajudar as pessoas que realmente queiram mudar. Elas podem (re)programar muitos aspectos de suas vidas. Mas tem que querer e então, fazer.
    Beijos.

    Ana Paula Cantos de Casa
    Olá, volte, espero você. Até mais.
    Beijo.

    Pedro Antônio
    Aguarde um pouco mais, amigo!
    Beijo.

    Leci Irene
    Tem que aplicar tudinho, nada de esqueci, rsrsrs!
    Beijo.

    VASCODAGAMA
    Ótimo, volte, amigo!
    Beijo.

    Graça Pereira
    Com certeza, a PNL tem as chaves para encaixar as peças, procura te aprofundar que tu vais ver como tenho razão.
    Beijo

    Luciana Farias
    Sim amiga, saberás.
    Beijo.

    Denise
    Mas é bem por aí, a PNL bem aplicada é um instrumento que auxilia os indivíduos a transformarem-se. Òtimo testemunho, vou até repetir: "é eficaz...comprovei (inclusive em mim mesma) a aplicação de suas técnicas, recentemente." Que bom, parabéns. Obrigada pelo elogio.
    Beijo.

    Antônio Lídio Gomes
    Também acho, amigo, tudo que for para nos tornar melhores como pessoas, é válido!
    Beijo.

    Silvia Masc
    Que bom, esse tipo de inquietude é um ganho que a gente tem. Eu também sou assim, e nunca me arrependi.
    Vou procurar o livro, obrigada pela dica.
    Beijo.

    Silvia Masc
    Ah, as palavras carinhosas sobre seus pais, foi meu coração que falou por mim.
    Beijo.

    welze
    Muitas mangas, sim.
    Beijo.

    Tais Luso.
    Com certeza, tudo o que vier para ajudar o ser humano a se equilibrar, a se desenvolver e a se reestruturar é bem vindo. É assim que eu penso também.
    Beijo.

    Blog do Mensageiro
    Me aguarde.
    Beijo.

    Luciano Azevedo
    Exatamente, a PNL tem o foco na linguagem, mas em outra dimensão.
    Voltarei a falar sobre isso.
    Beijo.

    Obrigada pelos comentários, vocês são muito gente fina.
    Até breve.
    Marli

    ResponderExcluir

BOM VER VOCÊ POR AQUI!
Procurarei responder a todos e retribuir as visitas com a maior brevidade possível. Abraços. Marli